(ENEM PPL - 2016)
A imagem apresenta um exemplo de croqui de síntese sobre o turismo na França.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. Sao Paulo: Cortez, 2007 (adaptado).
Os croquis são esquemas gráficos que
têm as medidas representadas em escala uniforme.
ressaltam a distribuição espacial dos fenômenos e os fatores de localização.
têm a representação gráfica de distâncias do terreno feita sobre uma linha reta graduada.
indicam a relação entre a dimensão do espaço real e a do espaço representado, por meio de uma proporção numérica.
proporcionam a obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico.
Gabarito:
ressaltam a distribuição espacial dos fenômenos e os fatores de localização.
a) Incorreta, pois, os croquis, muitas vezes, não possuem escala ou possuem uma escala não uniforme, já que usa da escala para evidenciar fatores dentro desse gráfico.
b) Correta, pois, os croqui evidenciam a localidade de fenômenos ou objetos, com objetivo de ressaltar a localização dos mesmos para que uma análise espacial desses possa ser feita.
c) Incorreta, pois, as distâncias, muitas vezes, não possuem sua representação a partir de uma linha reta, como podemos ver no próprio croqui em questão.
d) Incorreta, pois, os croquis, muitas vezes, não possuem escala ou essa não é uniforme, logo, a proporção numérica, muitas vezes, não existe de forma clara em relação ao espaço real.
e) Incorreta, pois, como o croqui é feito a mão, o mesmo necessita de um contato visual entre o autor e o fenômeno, área ou objeto, para que o mesmo seja feito, o que configura um contato físico.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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