(ENEM PPL - 2016)
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6, associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias. As letras C, D e U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição “nunca dez”, ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente à esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeirajogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes. O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente,
4, 2 e 9.
4, 3 e 9.
4, 3 e 10.
5, 3 e 10.
5, 4 e 9.
Gabarito:
4, 2 e 9.
Na primeira jogada o aluno tirou os seguintes números, 6, 8 e 11 para centenas, dezenas e unidades, respectivamente.
pela figura dois, o ábaco, podemos observar qual foi o resultado após a segunda jogada:
vamos fazer uma tabela com os valores das jogadas e o resultado final:
UM | C | D | U | |
Primeira jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
Segunda jogada | z | w | x | y |
Final | 1 | 1 | 2 | 0 |
Ao término da primeira jogada, a casa das unidades U tinha um valor maior do que nove, portanto precisou ser rearranjada e ficou assim:
UM | C | D | U | |
Primeira Jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
Final da Primeira Jogada | 0 | 6 | 9 | 1 |
Segunda Jogada | z | w | x | y |
Final da SegundaJogada | ||||
Final | 1 | 1 | 2 | 0 |
Se após o término do jogo a casa das unidades estava com zero bolinhas, o valor de y tem que ser y=9 para que se complete 10 e a casa tenha seu valor zerado;
Se após o término do jogo a casa das dezenas estava com duas bolinhas, o valor de x tem que ser x=2 para que se complete 12 e a casa tenha seu igual a 2 após o rearranjo, lembrando que após o rearranjo receberemos +1 bolinha vindo das unidades;
Se após o término do jogo a casa das centenas estava com seis bolinhas, o valor de w tem que ser w=4 para que se complete 11 e a casa tenha seu valor igual a 1 após o rearranjo, lembrando que após o rearranjo recebemos +1 bolinha vindo das dezenas.;
Após o término do jogo a cada dos milhares receberá +1 bolinha vindo das centenas, portanto z=0.
Dessa forma após o rearranjo temos os valores finais de 1,1,2,0 para UM,C,D e U respectivamente, e os valores obtidos no dado na segunda jogada foram 4,2 e 9
UM | C | D | U | |
Primeira Jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
Final da Primeira Jogada | 0 | 6 | 9 | 1 |
Segunda Jogada | 0 | 4 | 2 | 9 |
Final da SegundaJogada | 0 | 10 | 11 | 10 |
Final | 1 | 1 | 2 | 0 |
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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