Questão 51675

(ENEM PPL - 2015)

As diferentes representações cartográficas trazem consigo as ideologias de uma época. A representação destacada se insere no contexto das Cruzadas por 

A

revelar aspectos da estrutura demográfica de um povo. 

B

sinalizar a disseminação global de mitos e preceitos políticos. 

C

utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões. 

D

mostrar o território para melhor administração dos recursos naturais. 

E

refletir a dinâmica sociocultural associada à visão de mundo eurocêntrica.

Gabarito:

utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões. 



Resolução:

A) Incorreta. A imagem não nos fornece nenhum dado para trabalharmos a demografia de qualquer povo.

B) Incorreta. A imagem não nos fornece informações a respeito de mitos ou preceitos políticos. 

C) Correta. Jerusalém se encontra no meio da imagem, representando o desejo dos cristãos europeus em reconquistar a cidade. Além disso, podemos afirmar que tal imagem pertence à época das Cruzadas devido à representação gráfica do que seria para os europeus uma estimativa da disposição dos territórios dos continentes em relação a Jerusalém. 

D) Incorreta. Na época das Cruzadas, os europeus estavam no auge do feudalismo, sistema político caracterizado por sua descentralização política e econômica, logo, este mapa não pode servir para mostrar o território para melhor administração dos recursos naturais, já que nem se pensava em controle territorial em larga escala no feudalismo.

E) Incorreta. Àquela época o conceito de eurocentrismo nem sequer havia sido cunhado, além da imagem não refletir dinâmicas socioculturais.

 



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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