Questão 51885

(ENEM PPL - 2015)

Além da Revolução da Informação

O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informática, a inteligência artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políticas ou de estratégias. É algo que praticamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrônico — o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais, os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho.

O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo — apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam.

DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

 

O artigo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significativos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfatiza que 

A

o comércio eletrônico é um dos canais mais importantes dessa revolução. 

B

o computador desenvolve na criança uma inteligência maior que a dos pais. 

C

o aumento no número de empregos via internet é uma realidade atualmente. 

D

o colapso educacional é fruto de uma incongruência no ensino do século XX. 

E

o advento da Revolução da Informação causará impactos nos próximos 50 anos.

Gabarito:

o comércio eletrônico é um dos canais mais importantes dessa revolução. 



Resolução:

A) CORRETA: sabemos que foi dado uma ênfase especial para o "comércio eletrônico" por duas razões: a primeira que ele foi separado como um aposto explicativo logo no início do texto, ou seja, tudo o que foi dito anteriormente desaguou naquilo que se conhece por "comércio eletrônico"; a segunda razão é pelo fato de que, na sequência do parágrafo, os assuntos ali retratados fazem uma referência ao que foi debatido antes pelo conceito de "comércio eletrônico".

B) INCORRETA: isso porque a questão deseja que o aluno escolha o que foi enfatizado pelo autor e quando é dito que os computadores fazem as crianças aprenderem mais que os pais, vemos que essa parte foi utilizada como exemplo do impacto das tecnologias. 

C) INCORRETA: para que o aumento dos empregos via internet fossem enfatizados pelo autor, ele deveria colocar mais dados e dissertar mais sobre como esse aumento ocorreu. O que vemos, na verdade, é que esse aumento de emprego via internet é usado como exemplo das modificações ocorridas na sociedade.

D) INCORRETA: não é dito em nenhum momento sobre um colapso educacional no presente, mas é falado que futuramente não haverá mais crises porque o modo de ensino será diferente no futuro em relação àquilo que foi no século XX, o que representa uma incongruência.

E) INCORRETA: a informação da relação de causa-consequência entre a Revolução Industrial e os impactos nos próximos anos não são enfatizados pelo autor, mas são apenas uma conclusão daquilo que ele vem expondo ao decorrer do seu texto.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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