Questão 51899

(ENEM PPL - 2015)

Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado."
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.

 

Um dos procedimentos consagrados pelo Modernismo foi a percepção de um lirismo presente nas cenas e fatos do cotidiano. No poema de Adélia Prado, o eu lírico resgata a poesia desses elementos a partir do(a) 

A

reflexão irônica sobre a importância atribuída aos estudos por sua mãe. 

B

sentimentalismo, oposto à visão pragmática que reconhecia na mãe. 

C

olhar comovido sobre seu pai, submetido ao trabalho pesado. 

D

reconhecimento do amor num gesto de aparente banalidade. 

E

enfoque nas relações afetivas abafadas pela vida conjugal.

Gabarito:

reconhecimento do amor num gesto de aparente banalidade. 



Resolução:

A) INCORRETA: não é feita uma reflexão irônica, mas sim uma reflexão séria. Tanto que o eu lírico apresenta um contra-argumento ao apresentado pela mãe e o defende de maneira objetiva.

B) INCORRETA: no modernismo não se prevalece o sentimentalismo, mas quando algum personagem tem algum sentimento, dá-se uma ênfase maior ao meio que provocou esse sentimento do que o próprio sentimento em si.

C) INCORRETA: o eu lírico não possui esse olhar comovente para com seu pai, mas observa as situações ao redor como fatos intrínsecos à vida.

D) CORRETA: uma vez que o eu lírico apresenta o sentimento do amor, esse sentimento não é apresentado como o ponto ápice do poema. Na verdade, é o próprio poeta mostrando que no ato de arrumar o pão e café que a mãe demonstrou amor ao marido e ao filho, mas não falou a palavra porque o sentimento é uma coisa "fina" (de chiqueza), não podendo ser dito assim a esmo. Amor é uma palavra de luxo e não deve ser dito assim tão simplesmente.

E) INCORRETA: o enfoque principal do poema não está no sentimento nem nas relações afetivas, mas como o trabalho tem um impacto nas relações interpessoais.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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