Questão 51989

(ENEM PPL - 2015)

A dança moderna propõe em primeiro lugar o conhecimento de si e o autodomínio. Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma — e não o contrário. É uma inversão que muda toda a estética, toda a razão do movimento. A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.

VIANNA, K.; CARVALHO, M. A. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Na abordagem dos autores, a técnica, o autodomínio e o conhecimento do bailarino estão a serviço da 

A

padronização do movimento da dança. 

B

subordinação do corpo a um padrão. 

C

concretização da criação pessoal. 

D

ideia preconcebida de forma. 

E

busca pela igualdade entre os bailarinos.

Gabarito:

concretização da criação pessoal. 



Resolução:

A) INCORRETA: o movimento da dança não é padronizado, mas, como é dito no texto, o objetivo é que os dançarinhos tenham autoconhecimento e autodomínio para que eles possam chegar nas suas próprias formas.

B) INCORRETA: a ideia do texto vai justamente na contramão disso, uma vez que se objetiva que os dançarinos dancem e cheguem ao corpo que é ideal para eles, e não o que foi socialmente estipulado.

C) CORRETA: o movimento principal desse texto é justamente o da defesa de que os bailarinos alcancem uma realização e criação pessoal a partir da prática de dança. Esse desejo foge à ideia do padrão estabelecido pela sociedade, reinventando o que é belo para se adequar às expectativas de cada bailarino.

D) INCORRETA: pois é dito no texto que o processo é partir do autoconhecimento para a forma, e não o contrário. Além disso, é deixado claro de "que forma é essa", como vemos em "através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma — e não o contrário".

E) INCORRETA: não está sendo debatido a busca de igualdade entre os bailarinos, mas que eles percebam que anates da forma padronizada de bailarino, é preciso que eles cheguem à própria forma.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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