(UFU - 2019 - 2ª FASE)
A produção em série sobre o tema globalização nas últimas décadas tem preenchido livros, artigos, blogs, sites e plataformas inteiras, tornando o assunto um mantra nas agendas de desenvolvimento do século presente. É compreensível e importante o tamanho do espaço dado ao tema, em especial pela avalanche tecnológica, que impacta diretamente o nosso cotidiano. Entretanto, quando nos deparamos com o tempo cronológico e o tempo social dessa conectividade global, encontramos de novo a diferença social, que, não sendo alinhada ao mundo real, passa a
ser a indiferença reinante de nossa espacialidade de convivência.
Considero, assim, a indiferença social um dos resultados mais perigosos e complexos da virtualização das relações sociais, por isso a preocupação para ajustar urgentemente essa conta tem que ser ponto de reflexão das sociedades humanas. Um curtir, compartilhar, copiar ou colar não nos salvará do mundo de clicks, que deliberadamente se tornou o sentimento de pertença no mundo atual, como se a quantidade de seguidores ou amigos nas redes sociais resolvesse o elo perdido da dignidade humana no que se refere a valores como de outrora, do tempo da vovó, quando a palavra valia a honra, o cuidado com o outro era premissa básica da cidadania e o respeito e a solidariedade ainda navegavam pela condição de valores inexoráveis de pertencimento.
Essa interconectividade, que nos é servida diariamente como o santo graal da perpetuação da espécie, nos impõe novamente uma ameaça evolutiva, nos distanciando disfarçadamente, como
se nos aproximasse pelas telas de alta resolução, do falar em grupo para um monólogo trancafiado num quarto, com uma câmera à frente, falando de tudo, sobre tudo para muitos, para poucos ou para si mesmo, sem se preocupar com esse outro, que a certa altura já se tornou uma mãozinha,
em sinal de curtir a inteligência virtual.
Estar antenado, ligado, conectado é totalmente diferente de estar junto, presente, perto e vivo. Essa presença é preponderante para sobrevivermos a essa onda minimalista da inclusão digital a
todo e a qualquer custo, considerando-se que estar em conexão com tudo que advém da tecnologia se tornou um critério de pertença. É evidente que a tecnologia que pressupõe a globalização nos
cria muitas vantagens e benefícios, mas o bom uso de todo esse aparato é o que vai nos dar os referenciais de para onde estamos caminhando com a presença do humano.
Filosofia, Ano X, No 42, setembro, 2018, p. 12-13.
A) Redija um texto, evidenciando dois argumentos utilizados pelo autor para defender a ideia de que a conectividade pode ameaçar a nossa evolução.
B) Redija um parágrafo, explicitando a predominância do presente do indicativo no texto.
Gabarito:
Resolução:
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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