Questão 53195

(UFPR - 2015 - 1ª FASE)

Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do governo estadual paranaense, “ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila”.

(disponível em: <http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=8>)

Sobre movimentos de conquista de cidadania na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1. O movimento sufragista lutou pelo direito das mulheres de votarem e serem votadas em países como o Brasil e os Estados Unidos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX.

2. O movimento de luta por direitos civis pelos negros norte-americanos nos anos 1960, liderado por Rosa Parks e Martin Luther King Jr., seguiu os princípios da não violência e da desobediência civil.

3. O movimento pelo Apartheid na África do Sul inaugurou a luta por cidadania em seu sentido moderno, após a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.

4. O movimento de luta por direitos dos LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) tem obtido conquistas, como a oficialização dos casamentos e a adoção de crianças.

Assinale a alternativa correta.

A

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

B

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

C

Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

D

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

E

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Gabarito:

Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.



Resolução:

1. Correta. Os movimentos de sufrágio (que se inserem na primeira onda do feminismo) reivindicavam o direito feminino ao voto e à eleição, ocorreram aos fins do século XIX e na primeira metade do século XX em países de regime democrático. O primeiro país democrático a reconhecer o sufrágio feminino foi a Nova Zelândia, na década de 1890. A partir disso, mulheres de diversos países foram influenciadas e, aos poucos, o direito foi sendo conquistado em boa parte do mundo. Nos EUA, o voto feminino é estabelecido em 1920 e, no Brasil, na década de 1930.

2. Correta. Perante o sistema estadunidense de segregação — que separava brancos e negros em basicamente todas as instâncias da sociedade — Rosa Parks e Martin Luther King Jr emergiram como principais ativistas do movimento pelos direitos civis. Esse movimento se pautava pelo princípio de não violência, que consistia em alcançar os objetivos por meios pacíficos e sem reação violenta à repressão, o que garantiria contrastar opressores e oprimidos na opinião pública. Junto a isso, havia o princípio de desobediência civil, que consistia em desobedecer às leis segregacionistas de forma a ressaltar a injustiça destas e pressionar por mudanças.

3. Incorreta. O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul durante grande parte do século XX.  Portanto, não houve uma luta por cidadania em seu sentido moderno, uma vez que a minoria branca (os únicos com direito a voto) detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

4. Correta.  Direitos como a oficialização dos casamentos e a adoção de crianças, para casais LGBT, só foram conquistados por meio da luta árdua empreendida por movimentos desse tipo desde a década de 1960  — e, mesmo assim, não foram conquistados em boa parte dos países até hoje. 



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão