Questão 53212

(UFPR - 2015 - 1ª FASE)

Sabe-se que o objeto fotografado por uma câmera fotográfica digital tem 20 vezes o tamanho da imagem nítida formada no sensor dessa câmera. A distância focal da câmera é de 30 mm. Para a resolução desse problema, considere as seguintes equações:

A=-frac{p}{p}=frac{I}{O}    e    frac{1}{f}=frac{1}{p}+frac{1}{p}

Assinale a alternativa que apresenta a distância do objeto até a câmera.

A

630 mm.

B

600 mm.

C

570 mm.

D

31,5 mm.

E

28,5 mm.

Gabarito:

630 mm.



Resolução:

A = frac{1}{20}

f = 30  mm

Tendo em vista que p' > 0:

frac{1}{20} = frac{p}{p}

p = frac{p}{20}

Assim, pela Lei de Gauss:

frac{1}{30} = frac{1}{p} + frac{1}{frac{1}{20}}

frac{1}{30} + frac{21}{p }

p = 21 cdot 30 = 630  mm

 



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

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Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

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Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

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Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

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