(UFPR - 2015 - 1ª FASE)
Com base nos conhecimentos de geografia regional e econômica, assinale a alternativa correta.
As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional.
Na década de 1960, o economista Celso Furtado constatou que a reforma agrária encetada pela Sudene havia levado o Nordeste a ampliar sua participação no PIB nacional, mas o regime de 1964 abortou esse desenvolvimento.
A Zona Franca de Manaus foi instituída com o objetivo de industrializar a Amazônia, mas levou a um resultado contrário, por atrair “maquiladoras”.
Norte e Nordeste têm crescimento superior ao nacional nas conjunturas em que as commodities exportadas pelo Brasil alcançam bom preço no mercado externo.
O desenvolvimento da periferia nacional é inibido pela sua dependência em relação a São Paulo, de modo que Norte e Nordeste crescem mais rápido quando alavancam capitais próprios para investir.
Gabarito:
As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional.
(A) Correta. Regiões com o PIB baixo têm uma tendência de crescimento maior que a média nacional no início do processo de desenvolvimento, tendo em vista que os estágios iniciais de investimento de capital estão ligados a grandes obras de infraestrutura, como estradas e portos, que promovem um crescimento relativamente rápido do PIB. Porém, em regiões onde essas infraestruturas já estão bem estabelecidas e o potencial industrial já está no auge, o crescimento da taxa do PIB é relativamente menor, tendo em visa que a região já se desenvolveu o máximo possível para aquele contexto.
(B) Incorreta. Apesar da SUDENE ter investido no desenvolvimento de uma agricultura no Nordeste, não foi realizado uma reforma agrária na região.
(C) Incorreta. Apesar de haverem críticas ao modelo de isenções fiscais da Zona Franca de Manaus, essa região gera receitas positivas tanto para o Estado do Amazonas quanto para o Brasil, além de garantir empregos para uma região do Brasil que possui dificuldades econômicas.
(D) Incorreta. A principal região que se beneficia do preço dos commodities no mercado externo é o Centro-Oeste. No contexto de aumento no preço desses produtos, portanto, as taxas de crescimento do Norte e do Nordeste não crescem tanto.
(E) Incorreta. Ao longo do final do século XX e início do século XXI é constatado um processo de desindustrialização da região Sudeste, que se mantém sendo a líder em indústrias no Brasil até hoje, porém, passa a perder alguns de seus polos industriais para outras regiões do Brasil, como o Nordeste, que são atrativos devido à mão de obra mais barata e incentivos fiscais desses estados. Dessa forma, o desenvolvimento dessas regiões só acontecem por conta de um capital externo, que sai de outros estados (principalmente do sudeste) e se dirige para o nordeste, e não através de capitais internos próprios.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão