Questão 53244

(UFPR - 2015 - 2ª FASE)

Em artigo publicado na revista PLoS Neglected Diseases em 2012, pesquisadores americanos e mexicanos alertaram para o avanço da doença de Chagas nos Estados Unidos, a qual foi chamada de “uma nova AIDS das Américas”, pois ambas as doenças (AIDS e doença de Chagas) exigem tratamentos prolongados. Apesar dessa semelhança, as duas doenças apresentam agentes etiológicos e modos de transmissão distintos.

 

a) Quais são os agentes etiológicos da doença de Chagas e os da AIDS?

b) Qual é o principal modo de transmissão de cada uma das doenças?

c) Que modos de transmissão são comuns às duas doenças?

Gabarito:

Resolução:

a) Os agentes etiológicos da doença de Chagas e da AIDS são respectivamente o protozoário Trypanosoma cruzi e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). 

b)  As principais formas de transmissão da doença de Chagas são vetorial onde ocorre o  contato com fezes de triatomíneos infectados após o repasto/alimentação sanguínea. A ingestão de sangue no momento do repasto sanguíneo estimula a defecação e, dessa forma, o contato com as fezes. E a oral com a ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas. Já as principais formas de transmissão da AIDS são a relação sexual com pessoas com carga viral significativa, ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.

c) Os modos de transmissão que são comuns às duas doenças são a transmissão vertical que ocorre da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o parto e a transfusão de sangue. 



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão