(UFPR - 2019 - 1ª FASE)
O jogo do salário mínimo
1 [...] Em menos de trinta minutos, dois times centenários do futebol carioca, Bonsucesso e Olaria, vão se enfrentar num jogo
2 treino, na preparação para a disputa da segunda divisão do campeonato do Rio.
3 Na arena vazia, os jogadores vivem a desigualdade salarial do futebol brasileiro. Na esperança de chegar a um clube grande,
4 os 22 atletas em campo correm no estádio em troca de um salário mínimo (998 reais) na carteira assinada – isso quando não há
5 atraso no pagamento. Juntos, ganham cerca de 22 mil reais – menos de 2% do salário mensal de uma estrela como o atacante
6 Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo. Longe do glamour dos estádios padrão Fifa, os 22 em campo no chamado Clássico da
7 Leopoldina, em referência à antiga linha de trem, são um retrato do precário mercado de trabalho da bola no Brasil.
8 Levantamento do antigo Ministério do Trabalho revela que a maioria (54%) dos jogadores de futebol do país empregados em
9 2017 recebia até três salários mínimos (2.811 reais). Os dados constam da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2017.
10 [...]
11 A estatística do antigo Ministério do Trabalho é o único levantamento que tenta mapear os salários no futebol brasileiro. A CBF
12 fazia uma pesquisa parecida, mas deixou de publicar por causa das distorções criadas pelos contratos de direito de imagem.
13 Segundo a última edição do trabalho da entidade que comanda o futebol nacional, mais de 80% dos jogadores de futebol ganhavam
14 até 1 mil reais por mês em 2016. Sem citar nomes, a CBF informou que apenas um jogador recebia mais de 500 mil reais, mas o
15 número estava longe da realidade, e o mesmo se pode dizer dos dados da RAIS. O salário em carteira é só uma parte do que os
16 atletas recebem, pois o principal vem dos direitos de imagem e patrocínios.
17 Mas essa é uma realidade dos clubes grandes. Em clubes como Bonsucesso e Olaria, não há direitos de imagem, já que não
18 há imagem a ser vendida. Os patrocinadores estão mais para pequenos comerciantes locais do que para grandes financiadores do 19 futebol.
(Sérgio Rangel. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-jogo-do-salario-minimo/. 31/05/2019.)
Acerca de aspectos relativos à pontuação, assinale a alternativa correta com relação a alguns excertos do texto.
Se o segmento “na arena vazia” (linha 3) for deslocado para o final do período, a vírgula não poderá ser dispensada, em razão de aspectos gramaticais.
O travessão antes de “isso quando não há atraso no pagamento” (linhas 4-5) poderia ser substituído por ponto final, sem prejuízo gramatical e do sentido básico do enunciado.
As vírgulas que isolam o segmento “em referência à antiga linha de trem” (linha 7) são opcionais
No segmento “A CBF fazia uma pesquisa parecida, mas deixou de publicar...” (linhas 11-12), a substituição do “mas” por “a qual” dispensaria a necessidade da vírgula.
Se o segmento “Sem citar nomes” (linha 14) fosse deslocado para depois de “apenas um jogador”, o uso de vírgula poderia ser dispensado.
Gabarito:
O travessão antes de “isso quando não há atraso no pagamento” (linhas 4-5) poderia ser substituído por ponto final, sem prejuízo gramatical e do sentido básico do enunciado.
[B]
a) INCORRETA. A posição "natural" dos advérbios e expressões adverbiais, na ordem direta, é ao final da oração, depois do verbo. Nesses casos, ele não configura um adjunto adverbial deslocado, sendo facultativo o uso da vírgula. A reescrita sem vírgula — Os jogadores vivem a desigualdade salarial do futebol brasileiro na arena vazia — seria, então, coerente com os princípios normativos de pontuação.
b) CORRETA. A substituição do travessão "–" por um ponto "." não prejudica o trecho, nem no nível sintático, nem no nível semântico. [...] os 22 atletas em campo correm no estádio em troca de um salário mínimo (998 reais) na carteira assinada. Isso quando não há atraso no pagamento. Seria uma pausa mais longa, que daria mais destaque à oração separada pelo ponto. A vírgula seria também possível, tudo a depender dos efeitos de sentido e ênfase pretendidos pelo autor.
c) INCORRETA. A expressão isolada por vírgulas configura um aposto explicativo. Nesse caso, é necessário o uso de vírgulas, que permitem a correta identificação do nome referido por esse mesmo aposto (no caso, "Clássico Leopoldina").
d) INCORRETA. A oração com "a qual" no lugar de "mas" seria uma subordinada adjetiva explicativa (no lugar de uma coordenada adversativa). A vírgula nesse caso não se torna dispensável, visto que o sentido explicativo é necessário para a manutenção do sentido. Haveria, além disso, ambiguidade sem a vírgula: se poderia pensar que "a qual" é complemento nominal de "parecida".
e) INCORRETA. Se a oração fosse deslocada sem a vírgula, teríamos a ideia de que era um "jogador sem citar nomes", como se essa oração fosse adjunto adnominal de "jogador" (corrompendo o sentido do período). As vírgulas, nesse caso, seguiriam isolando um adjunto adverbial, marcando esse papel no período.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
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(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
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(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
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