(UFPR - 2019 - 1ª FASE)
Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos.
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.)
Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos:
são educados de modo a se tornarem autônomos.
aprendem a conviver uns com os outros.
encontram as condições de segurança e bem-estar.
se tornam mais vigorosos e valentes.
se fazem objeto do poder disciplinar.
Gabarito:
se fazem objeto do poder disciplinar.
a) Incorreta. Instituições como quartéis, prisões, escolas e hospitais, no raciocínio foucaultiano, não têm o interesse de formar indivíduos autônomos, pelo contrário, formam máquinas que reproduzem todas as condutas, gestos, ideias e habilidades impostas a elas.
b) Incorreta. “Boa convivência” seria uma forma muito simplista de descrever as motivações das instituições disciplinares, a questão é mais complexa, pois o controle dos corpos, ideias e comportamentos nesses ambientes tem o objetivo de minimizar os desvios e reger a massa homogênea de acordo com seus próprios interesses.
c) Incorreta. As instituições citadas no texto da questão não se tratam de ambientes de segurança e bem-estar, mas de disciplinarização dos corpos. Nesses espaços, o exercício do poder disciplinar ocorre seja pela vigilância, pela punição, pela orientação, pela exclusão ou pela correção. Não se encaixa na definição de um clima seguro e acolhedor.
d) Incorreta. Para pensar o papel dos quartéis na formação de soldados, não se pode pressupor que o objetivo da instituição é simplesmente estimular a valentia e o vigor dos indivíduos. Os dispositivos do poder operam com motivações que, em última instância, estão mais ligadas a interesses do próprio poder disciplinar.
e) Correta. Os corpos de soldados, prisioneiros, pacientes e alunos se tornam objetos do poder disciplinar, pois, dentro dessas instituições, os indivíduos são submetidos à vigilância e punição de suas condutas, opiniões e discursos, junto à imposição de rotinas, habilidades e afinidades tidas como ideais na sociedade disciplinar.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão