(UFU - 2016 - 2ª FASE) O homem faz-se; ele não está pronto logo de início; ele se constrói escolhendo a sua moral; e a pressão das circunstâncias é tal que ele não pode deixar de escolher uma moral.
SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Ria Correia Guedes. In: ______. Sartre. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 1-32. p. 18.
A partir do fragmento e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:
A) Qual é o único critério para a escolha moral segundo Sartre?
B) Quando o filósofo afirma que o homem “não está pronto logo de início”, o que essa negativa vem refutar?
Gabarito:
Resolução:
a) Como não há uma essência pré-determinada para a existência humana, fundada sobre o nada e, por isso, completamente livre, o único critério para a escolha moral segundo Sartre é uma escolha que seja bom para todos, pois o ser humano é plenamente responsável por si mesmo, suas escolhas e como isso impacta na vida dos outros. Tudo aquilo que o indivíduo faz em função de suas escolhas apresenta uma função social. Quando se escolhe um projeto de vida pessoal, se escolhe para toda a humanidade. Cada ser humano é responsável por si próprio e por todos os outros. Na medida em que escolhemos determinados valores e formas de viver, fomentamos um modelo para os outros, a partir de parâmetros que consideramos aceitáveis e que sabemos que os outros vão aceitar. Nesse sentido, Sartre acredita que a ação de um homem diz respeito à toda a humanidade. Nada pode ser bom para um que não possa ser bom para todos.
b) Essa afirmativa refuta a ideia de uma essência anterior à existência. Segundo Sartre, o conceito de existência se dá na própria existência, isto é, não existe uma essência humana pré-determinada. A máxima existencialista é que a existência precede à essência, ou seja, não há uma essência ou uma definição pronta e acabada do que é o ser, mas esta é definida na existência humana, no concreto e em suas relações, de modo que o homem é entregue à própria liberdade, pois, fundado sobre o nada, sem que nada o defina, é obrigado a escolher o que fazer da própria identidade.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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