Questão 53440

(UFU - 2016 - 2ª FASE) Os trechos a seguir são partes de um texto adaptado, retirado de American Scientific Brasil, de janeiro de 2016, mas estão ordenados de forma aleatória.
( ) Como sexo, dinheiro é um tema que a maioria das pessoas evita discutir publicamente. No entanto, deixamos regularmente rastros digitais de nossa situação econômica, mesmo quando nos expressamos nos 140 caracteres do Twitter.
( ) Conforme os pesquisadores descreveram na PLOS ONE, pessoas com rendimentos mais altos tenderam a discutir negócios, política e atividades sem fins lucrativos. Usuários em faixas de rendas mais baixas se ativeram principalmente a assuntos pessoais, como dicas de beleza e experiências
( ) Uma análise de cerca de 10,8 milhões de tuítes postados por mais de cinco mil usuários da rede de mídia social on-line constatou que as sucintas mensagens fornecem informações suficientes para revelar a faixa de renda de uma pessoa.
( ) Daniel Preotiuc-Pietro, pesquisador de pós-doutorado em processamento de linguagem natural, e seus colegas na Universidade da Pensilvânia se basearam em profissões autodeclaradas para classificar 90% de suas amostras em grupos de renda correspondentes.
( )"O aprendizado de máquinas só é tão poderoso quanto os dados que podemos acessar”, diz Preotiuc-Pietro. “As pessoas devem estar cientes do quanto revelam inadvertidamente sobre elas mesmas”.
( ) Eles usaram um programa capaz de aprender a partir de dados e fazer previsões baseadas neles, para identificar características de cada grupo. Aplicado aos outros 10% de amostras, o modelo previu com sucesso os meios financeiros desses usuários.
( ) Em estudos anteriores, Preotiuc-Pietro e seus colegas foram capazes de prever o gênero, a idade e a tendência política de usuários do Twitter. Eles conseguiram até detectar sinais de depressão pós-parto e transtorno de estresse pós-traumático.
( ) "Pessoas de renda mais alta usam o Twiter como meio para divulgar informações; as de rendas mais baixas o usam mais para comunicação social”, explica Preotiuc-Pietro. A análise também revelou que tuítes de usuários que ganham mais dinheiro são mais propensos a expressar temores ou indignação.

Com base nos trechos, faça o que se pede.
A) Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, leia os trechos, numere-os de modo a formar um texto coeso e coerente e reproduza a numeração feita em sua folha de resposta.

B) Dê um título ao texto de modo a deixar claro qual é sua temática.

C) Discorra sobre o emprego dos termos “conforme” e “eles” (que aparecem em negrito no texto), com base na relação que estabelecem com os outros elementos ou trechos do texto.

Gabarito:

Resolução:



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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