(UFPR - 2015 - 2ª FASE)
A partir dos anos 1970, observa-se a intensificação do fenômeno de globalização. Isso se expressa através de trocas de diferentes tipos – informações, capitais, bens e serviços –, mas também pelo deslocamento de pessoas. Os fluxos são mundiais. Há uma integração crescente das diferentes partes do mundo sob o efeito da aceleração das trocas, do desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, dos meios de transporte etc. Dependendo do ponto de vista, ela recobre processos bem específicos que, para uns, prolongam as tendências antigas, para outros, marcam um novo período.
(Adaptado de BENKO, G.; PECQUEUR, B. Os recursos de territórios e os territórios de recursos. Geosul, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 31-50, jul./dez. 2001, p. 31.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia, discorra sobre duas características da indústria contemporânea que começaram a se definir por volta de 1970 e que se relacionam diretamente com a globalização da economia.
Gabarito:
Resolução:
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
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(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
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(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
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