(UFPR - 2017 - 2ª FASE)
Leia o excerto a seguir:
“A colonização ocorreu em pequenas posses de terra, por meio do plantio de café, de culturas alimentares e de criação de porcos; posteriormente, em meados dos anos 1940, a organização da propriedade da terra foi realizada com a presença de grandes grileiros, que expulsaram os posseiros e estruturaram as suas propriedades com base no cultivo da cultura do café, na criação de gado e na plantação de cana-de-açúcar, associados com o trabalho assalariado”.
(PRIORI, A. et al. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012. A revolta camponesa de Porecatu. pp. 129-141. , p. 129.)
O texto refere-se a um dos eventos mais violentos ocorridos no estado do Paraná, a Revolta de Porecatu. Mencione quais foram as transformações no tipo de culturas desenvolvidas na região, os agentes sociais envolvidos e as transformações nas formas de trabalho.
Gabarito:
Resolução:
Na década de 1940, diversos trabalhadores, posseiros, colonos e pequenos proprietários ocuparam terras em áreas rurais na região de Porecatu. Começaram a criar porcos e a cultivar café valorizando as terras nas margens do rio Paranapanema e chamando a atenção dos grileiros de terras (ligados aos grandes fazendeiros) que apareceram na região. Sem títulos de posse das terras, os trabalhadores posseiros foram expulsos pelos jagunços armados. O Partido Comunista atuou neste conflito ao lado dos posseiros defendendo a “violência revolucionária” agravando ainda mais a situação e aumentando o número de mortos.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão