(UFU - 2019 - 1ª FASE)
Elias (1994, p. 132-135), ao analisar o processo civilizador, questiona: “Por que é mais civilizado comer com garfo?”. Ele discute, por meio de vários argumentos e de relações históricas, o estabelecimento desse padrão social. Ainda, segundo ele, “o padrão social a que o indivíduo fora inicialmente obrigado a se conformar por restrição externa é finalmente reproduzido, mais suavemente ou menos, no seu íntimo através de um autocontrole que opera mesmo contra seus desejos conscientes”.
Considerando-se a posição de Elias, é correto afirmar que
as ações individuais são formas fixas de representação da realidade frente à cultura de uma sociedade.
os padrões sociais podem não coincidir com os padrões individuais, e o indivíduo muda seu comportamento por meio da cultura estabelecida, a também dita “civilizada”.
como os padrões sociais operam externamente aos indivíduos, a relação entre cultura e civilização são opostas e separam o comportamento dos indivíduos.
a partir do momento em que o indivíduo passou a comer com o garfo, a cultura civilizada foi estabelecida dentro da Idade Média e se manteve inalterada.
Gabarito:
os padrões sociais podem não coincidir com os padrões individuais, e o indivíduo muda seu comportamento por meio da cultura estabelecida, a também dita “civilizada”.
b) Correta. os padrões sociais podem não coincidir com os padrões individuais, e o indivíduo muda seu comportamento por meio da cultura estabelecida, a também dita “civilizada”.
Como expressa, o texto, apesar dos desejos conscientes do indíviduo, os padrões sociais podem operar contra eles, de modo que o indivíduo muda o seu comportamente conforme a cultura predominante.
a) Incorreta. as ações individuais são formas fixas de representação da realidade frente à cultura de uma sociedade.
As ações individuais não são formas fixas que representam uma realidade diante da cultura de uma sociedade, pois pode variar conforme o embate entre os padrões sociais e os desejos individuais.
c) Incorreta. como os padrões sociais operam externamente aos indivíduos, a relação entre cultura e civilização são opostas e separam o comportamento dos indivíduos.
A relação entre cultura e civilização não são opostas.
d) Incorreta. a partir do momento em que o indivíduo passou a comer com o garfo, a cultura civilizada foi estabelecida dentro da Idade Média e se manteve inalterada.
Não há essa compreensão no texto.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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