(UFU - 2019 - 1ª FASE )
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização, segundo Peter Berger e Brigitte Berger. Padrões de conduta são impostos aos indivíduos, e cada sociedade engendra seus próprios padrões, como pode ser observado na tirinha do Laerte, reproduzida abaixo.
BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice Mencarini e MARTINS, José de Souza (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. São Paulo: LTC, 1994. p. 204.
Considerando-se os posicionamentos apresentados, assinale a alternativa que apresenta a interpretação sociológica da tirinha
A tirinha satiriza os padrões culturais e apresenta uma possibilidade de desnaturalização.
A tirinha apresenta uma versão humorística da socialização primária e um processo de padronização cultural.
A tirinha retrata padrões sociais pré-estabelecidos com enfoque no processo de fetichismo da mercadoria.
A tirinha ironiza o consumo dentro da sociedade e o processo da contracultura da socialização primária.
Gabarito:
A tirinha satiriza os padrões culturais e apresenta uma possibilidade de desnaturalização.
a) Correta. A tirinha satiriza os padrões culturais e apresenta uma possibilidade de desnaturalização.
A tirinha usca ironizar e satirizar padrões estéticos e de conduta, compreendendo-os como fenômenos construídos socialmente e impostos aos indivíduos por meio do processo de socialização, o que os leva a se adequarem às expectativas culturais. Essa percepção implica em que as ações humanas são desnaturalizadas e não causadas por determinismos naturais.
b) Incorreta. A tirinha apresenta uma versão humorística da socialização primária e um processo de padronização cultural.
A tirinha não apresenta uma versão humorística da socialização primária.
c) Incorreta. A tirinha retrata padrões sociais pré-estabelecidos com enfoque no processo de fetichismo da mercadoria.
Não se envolve o fetichismo da mercadoria na tirinha, pois não há um objeto com valor humano atribuído.
d) Incorreta. A tirinha ironiza o consumo dentro da sociedade e o processo da contracultura da socialização primária.
A tirinha não ironiza o consumo dentro da sociedade e o processo da contracultura da socialização primária.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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