Questão 54167

(UFPR - 2018 - 1ª FASE)

Considere a imagem ao lado, com a divisão regional do Brasil.

Levando em consideração essa imagem, assinale a alternativa correta.

A

As indicações de norte “para cima” e sul “para baixo” são convenções e podem ser alteradas.

B

O planeta Terra obedece a um referencial específico magnético, motivo pelo qual o norte da rosa dos ventos deve sempre apontar para a linha do Equador.

C

O mapa pode ser mantido do modo como está apresentado, porém, onde consta região Sul, deve ser alterado para região Norte, e sucessivamente para as demais, obedecendo à orientação.

D

Se representado desse modo, Trópico de Capricórnio deve ser substituído por Trópico de Câncer.

E

A rosa dos ventos não pode ser alterada, mesmo que o mapa esteja invertido.

Gabarito:

As indicações de norte “para cima” e sul “para baixo” são convenções e podem ser alteradas.



Resolução:

A) Correta. Pois, as direções da rosa dos ventos são convencionadas, logo, o seu sentido, "para baixo", "para cima", "para a esquerda" ou "para esquerda" são parametrizadas a partir de um sentido de representação previamente estipulado, e que pode ser alterado, desde que mantenha as orientações a partir do movimento aparente do sol.

B) Incorreta. O referencial de orientação terrestre é uma mera convenção que obedece interesses políticos e um mundo eurocêntrico, no caso o Norte geográfico é orientado pela Estrela Polar e o Sul pela Cruzeiro do Sul.

C) Incorreta. O mapa foi "invertido" assim como a convenção que orienta onde o Sul está apontado para cima e sendo assim está correto de acordo com a convenção tradicional. 

D) Incorreta. O trópico presente continua se mantendo como o de Capricórnio, pois a localização e orientação se mantém a única mudança é a de convenção. 

E) Incorreta.  A rosa dos ventos é uma convenção de orientação e obedece a perspectivas, assim pode ser reconsiderada em relação ao que se queria demonstra.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão