(UFPR - 2018 - 1ª FASE)
Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots
The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.
(Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y>)
In the sentence “Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits …”, the underlined word refers to:
hopes and fears.
human-like machines.
three millennia.
natural limits.
machine builders.
Gabarito:
human-like machines.
a) Esperanças e medos. A palavra "those" se refere a um grupo de pessoas, não a emoções como esperanças e medos.
b) Máquinas humanóides. Neste contexto, "such devices" se refere a máquinas humanóides mencionadas no parágrafo anterior, que são construídas com a esperança de superar limites naturais.
c) Três milênios. Não há menção específica a três milênios no trecho em questão. O texto fala sobre a história de máquinas inteligentes ao longo de milênios, mas não usa a palavra "three millennia" diretamente para se referir a algo específico nesta frase.
d) Limites naturais. Embora seja uma parte da frase em que "those" se encontra, "natural limits" não faz referência a quem constrói as máquinas. Além disso, a frase "Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits" sugere que os construtores das máquinas têm a esperança de superar esses limites.
e) Construtores de máquinas. "Machine builders" poderia ser uma interpretação válida, pois "those" se refere a pessoas que constroem as máquinas, mas neste contexto específico, a frase destaca mais a natureza das máquinas construídas (human-like machines) do que as pessoas que as constroem.
Portanto, a alternativa correta é a letra b) máquinas humanóides.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
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(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
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(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
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