(UPE SSA - 2017)
Leia o texto a seguir:
O exemplo dos filósofos gregos nos deixou uma grande lição: nunca se conformar com as estruturas existentes como se fossem as únicas possíveis. Quem quer ser criativo no seu momento histórico deve refletir atenta e criticamente: é preciso filosofar. Filosofar é preciso para participar criativamente da luta pela humanização.
(CORDI, Cassiano e Outros. Para Filosofar, 2000, p. 18)
No tocante ao pensamento grego, assinale a alternativa CORRETA.
No pensamento grego, o diálogo foi o exercício da filosofia de Sócrates para expandir um projeto de humanização.
No pensamento grego, a busca pelo bem na vida em sociedade estaria dissociada da criticidade.
Filosofar é refletir as estruturas existentes; o bem e a verdade seriam separáveis do ato de humanização.
No pensamento grego, o conhecimento deve estar atrelado às impressões sensoriais; ser criativo é permanecer na esfera da opinião.
A dimensão relacional entre o conceito e a realidade tem valor secundário na esfera crítica da filosofia.
Gabarito:
No pensamento grego, o diálogo foi o exercício da filosofia de Sócrates para expandir um projeto de humanização.
a) Correta. No pensamento grego, o diálogo foi o exercício da filosofia de Sócrates para expandir um projeto de humanização.
Trata-se de uma questão que envolve interpretação de texto e não de um conhecimento prévio sobre o autor. Como expressa o texto, "filosofar é preciso para participar criativamente da luta pela humanização."
b) Incorreta. No pensamento grego, a busca pelo bem na vida em sociedade estaria dissociada da criticidade.
A busca pelo bem não estava dissociada da criticidade no pensamento grego, pois a crítica faz parte do empreendimento filosófico.
c) Incorreta. Filosofar é refletir as estruturas existentes; o bem e a verdade seriam separáveis do ato de humanização.
O bem e a verdade não são separáveis do ato de humanização, pois ambos são o pano de fundo da filosofia grega, consequentemente, do ato de humanização também.
d) Incorreta. No pensamento grego, o conhecimento deve estar atrelado às impressões sensoriais; ser criativo é permanecer na esfera da opinião.
No pensamento grego, o conhecimento deveria estar atrelado a lógica, ao pensamento racional, além da criatividade não pertencer à esfera da opinião, mas sim, a da reflexão e da crítica.
e) Incorreta. A dimensão relacional entre o conceito e a realidade tem valor secundário na esfera crítica da filosofia.
A relação entre conceito e verdade é a prioridade do exercício filosófico.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Ver questão
(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
Ver questão
(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
Ver questão
(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
Ver questão