Questão 54415

(UFAL) Durante os séculos XV a XVIII, ocorreu em grande parte da Europa um processo de fortalecimento dos governos das monarquias nacionais. Esse processo resultou no chamado absolutismo monárquico. A autoridade do rei tornou-se a fonte suprema dos poderes do Estado; em nome do soberano, o poder era exercido pelos diversos membros do governo. Vários teóricos elaboraram argumentos que justificavam o absolutismo; dentre eles, destacam-se:

A

Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

B

Thomas Hobbes e Diderot.

C

Maquiavel e Voltaire.

D

Voltaire e Jean Bodin.

E

Montesquieu e Jaques Bossuet.

Gabarito:

Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.



Resolução:

a) Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

Correta.  Jacques Bossuet foi um teórico absolutista fundamental para descrever a ideia de direito divino ao trono, isto é, de que o poder dos reis absolutistas emanava de Deus. Thomas Hobbes era contrário ao absolutismo, mas foi fundamental para a descrição desse sistema político em sua obra "Leviatã", apontando para um Contrato Social em que o Rei é poderoso e justo (chamado de Leviatã).  

Diderot foi um filósofo que acreditava na razão como guia, contribuiu para uma metodologia para o desenvolvimento das ciências exatas, além de acreditar que a ciência seria o principal motor de desenvolvimento da sociedade. 

Montesquieu foi um filósofo, escritor e político iluminista francês. Ele propõe a divisão dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), o que ajudou e contribuiu muito para as tradições republicanas de dividir esses três poderes de modo a não concentrá-los na mão do governante, o que poderia acarretar numa tirania. 

Voltaire foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, e foi um dos precursores de um pensamento voltado para a separação da Igreja e o Estado, propondo um Estado laico. 

Jean Bodin foi um teórico político, jurista francês, membro do Parlamento de Paris, e é reconhecido pelos seus estudos que foram de suma importância para o avanço dos conceitos de soberania e absolutismo dos Estados. Ele é famoso na teoria que ficou conhecida como o “Direito Divino dos Reis”, que ia na mesma linha de pensamento em que estava Jacques Bossuet.



Questão 2975

(Ufal 2000)  

 

A acentuação dos dois vocábulos obedece à mesma regra de acentuação do vocábulo LÍNGUA em 

Ver questão

Questão 4997

(Ufal 1999) Considere os gráficos a seguir.

Eles representam as curvas características de três elementos de um circuito elétrico, respectivamente:

Ver questão

Questão 5340

(Ufal 2010) Uma partícula é lançada verticalmente para cima a partir da superfície da Terra, atingindo uma altura máxima (em relação ao ponto de lançamento) igual ao próprio raio da  Terra, RT. Desprezando os atritos e o movimento de rotação terrestre, e denotando a aceleração da gravidade na superfície da Terra por g, com que velocidade a partícula foi lançada?

 

Ver questão

Questão 7421

(Ufal 2006) Na figura a seguir têm-se os planos , paralelos entre si, e a reta r, perpendicular a ambos e que intercepta  em A e  em B. A distância entre os planos é 8 cm.

Ver questão