Questão 54580

 (UFPB) Acerca da Revolução Inglesa, é correto afirmar:

A

A Revolução Gloriosa de 1688 é considerada pelos historiadores como um movimento de instalação de uma ordem parlamentar forte, em contradição com as inspirações absolutistas da Revolução Puritana de 1640.

B

A principal consequência da Revolução Gloriosa foi o estabelecimento da República e a imediata supressão da monarquia, como aconteceria cerca de 100 anos depois na Revolução Francesa.

C

A subida da Casa de Orange ao trono inglês (1688) representou a restauração do poder absolutista e a submissão do Parlamento.

D

A classe dos yeomen, ou camponeses, foi contrária ao exército parlamentar antiabsolutista de Oliver Cromwell, pelo apoio que este recebeu da nobreza rural mais progressista, a chamada gentry.

E

A Declaração dos Direitos, datada de 1689, limitou o poder político real e abriu caminho para a entrada da Inglaterra numa era de prosperidade, reforçando sua modernização econômica.

Gabarito:

A Declaração dos Direitos, datada de 1689, limitou o poder político real e abriu caminho para a entrada da Inglaterra numa era de prosperidade, reforçando sua modernização econômica.



Resolução:

a) A Revolução Gloriosa de 1688 é considerada pelos historiadores como um movimento de instalação de uma ordem parlamentar forte, em contradição com as inspirações absolutistas da Revolução Puritana de 1640.

Incorreto. Mesmo tomando rumos autoritários com a instalação do Protetorado (ou Ditadura Cromwell ou, ainda, República Puritana), a Revolução Puritana não dotava de ideais absolutistas.

b) A principal consequência da Revolução Gloriosa foi o estabelecimento da República e a imediata supressão da monarquia, como aconteceria cerca de 100 anos depois na Revolução Francesa.

Incorreto. Não houve estabelecimento da República e nem supressão da monarquia.

c) A subida da Casa de Orange ao trono inglês (1688) representou a restauração do poder absolutista e a submissão do Parlamento.

Incorreto. Não houve restauração do poder absolutista e nem submissão do Parlamento. 

d) A classe dos yeomen, ou camponeses, foi contrária ao exército parlamentar antiabsolutista de Oliver Cromwell, pelo apoio que este recebeu da nobreza rural mais progressista, a chamada gentry.

Incorreto. Os "gentry" representavam a nobreza rural e capitalista, enquanto os "yeomen" eram os pequenos e médios proprietários rurais ingleses. Nos movimentos da Revolução Puritana, esses grupos se uniram à burguesia para formar o Exército do Parlamento que derrotou o Exército real na Guerra Civil. 

e) A Declaração dos Direitos, datada de 1689, limitou o poder político real e abriu caminho para a entrada da Inglaterra numa era de prosperidade, reforçando sua modernização econômica.

Correta. Como principal fruto das Revoluções Inglesas, podemos observar o primeiro esboço ocidental de um corpo legal para limitar os poderes do governante, um papel que viria a ser exercido pelas constituições. Nesse contexto, a Declaração dos Direitos exerceu tal papel.



Questão 3147

(UFPB -1998)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

            International advertising can be a risky business. When McDonald's Iaunched Le Big Mac in Paris, it discovered that in local slang this meant "the big pimp". It is not just a question of language either; national advertising styles also vary considerably. The British like humor and irony in their ads, whereas the Germans regard this approach as frivolous. The French are more sexist than the British and will use semi naked women in almost any context. The Italians generally like to see beautiful people wearing beautiful clothes driving beautiful cars. These are not just national stereotypes, but based on hard experience. Different countries also prefer different products.

 

The text is PREDOMINANTLY in the _________

Ver questão

Questão 3219

(UFPB - 1998)

Read this sentence:


"_________ good idea is _________ good idea, whether it's done in ________ one, ________ three or 33 countries."

It is completed by the following sequence:

Ver questão

Questão 3450

(Ufpb 2006)

FROM: Suzana Ramos
TO: Angela Smith
SUBJECT: Telecenters
DATE: November 10, 2005

Dear teacher,
How are you? Do you remember me? I took computer lessons with you at SESC last year. Now, I have a dream. im interesting in creating a Telecenter in my community for the local youth so that we could somehow cut down the digital divide that pervades our society.
I live in a very poor suburb in João Pessoa, Paraíba. There are many teenagers who urgently need training and professional guidance, and mainly hope.
What should I do to make this dream come true? I remember you once told me something about agencies that developed digital inclusion projects in disadvantaged areas. 1How could I get in contact with those agencies? What kind of support do they provide?
Any information would be of great help. Thank you very much for your support. I look foward to hearing from you soon.

Yours,
Suzana Ramos.

According to the text, Suzana intends: 

Ver questão

Questão 3681

(Ufpb 2007) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.

Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F = A - B são apenas:

Ver questão