Questão 54633

(IFAL - 2016)

À beira da extinção, ave saíra apunhalada tem rara chance de se recuperar na natureza

A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma "punhalada") é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.

A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.

"A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas", diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. "Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas."

A luta para proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na saíra apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de 2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos do governo.

(Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/a-beira-da-extincao-ave-saira-apunhalada-tem-rara-chance-de-se-recuperar-na-natureza/>. Acesso em 13/11/2015. Texto adaptado)

 

Quanto à acentuação das palavras, assinale a afirmação verdadeira.

A

Os vocábulos “é”, “já” e “só” recebem acento por constituírem monossílabos tônicos fechados.

B

As palavras “saíra”, “destruída” e “aí” acentuam-se pela mesma razão.

C

Acentuam-se “simpática”, “centímetros”, “simbólica” porque todas as paroxítonas são acentuadas.

D

A palavra “tendem” deveria ser acentuada graficamente, como “também” e “porém”.

E

O nome “Luiz” deveria ser acentuado graficamente, pela mesma razão que a palavra “país”.

Gabarito:

As palavras “saíra”, “destruída” e “aí” acentuam-se pela mesma razão.



Resolução:

a) Alternativa incorreta, pois "é", "já" e "só" recebem acento por constituirem monossílabos tônicos abertos.

b) Alternativa correta​​​​​​​, já que os acentos de todas as palavras possuem hiatos não antecedidos de ditongos, que são acentuados.

c) Alternativa incorreta​​​​​​​, já que as palavras são proparoxítonas, e deveriam ser acentuadas.

d) Alternativa incorreta​​​​​​​, já que tendem é uma paroxítona, que não possui acento na última sílaba.

e) Alternativa incorreta​​​​​​​, uma vez que Luiz não é acentuado, já que somente oxítonas com hiatos em "i" seguidos ou não de "s" são acentuados. Ou seja, se o nome fosse Luís, deveria ter acento, mas como é terminado em Z não possui.



Questão 2841

(IFAL - 2016) 

O texto abaixo serve de base para responder à(s) questão(ões) a seguir

Ainda quanto à natureza semântica (de significado) e sintática (de relação gramatical) dos elementos presentes no texto, há, a seguir, apenas uma alternativa errada. Assinale-a.

Ver questão

Questão 2944

(G1/IFAL - 2016)  

Escolha a frase cuja concordância nominal está correta.

Ver questão

Questão 3049

 (G1 - ifal 2016)

―É sabido que o fato novo assusta os indivíduos, que preferem o mal velho, testado e vivido, à experiência nova, sempre ameaçadora.

Se você disser ao cidadão desprevenido que o leite, por ser essencial, deve sair das mãos dos particulares para cooperativas ou entidades estatais, se você disser que os bancos, vivendo exclusivamente das poupanças populares, não têm nenhuma razão de estar em mãos privadas, o cidadão o olhará com olhos perplexos de quem vê alguém propondo algo muito perigoso. Mas, se, ao contrário, você advogar a tese de que a água deveria ser explorada por particulares, todos se voltarão contra você pois – com toda razão – jamais poderiam admitir essa hipótese, tão acostumados estão com essa que é uma das mais antigas realizações comunitárias do homem: a água é direito e serventia de todos.

Por isso o cidadão deve ficar alerta, sobretudo para com os malucos, excepcionais e marginais, pois estes, quase sempre, são os que trazem as mais espantosas propostas de renovação contra tudo o que foi estabelecido. 

Millôr. In: Redação em construção. Ed. Moderna. p. 105

 

 Marque a alternativa em que a relação de coesão não se apresenta entre os elementos destacados e a referência textual a eles estabelecida

Ver questão

Questão 25825

(IFAL - 2017)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Para efeito de marketing, a empresa que vende o produto que se apresenta nesse rótulo infringe, propositadamente, a ortografia do português padrão. Em que palavra isso ocorre?

Ver questão