(UFMS - 2020)
Considere o trecho para responder à(s) quest(ões) à seguir:
Conveniência
Olhai, oh Senhor, os jovens nos postos de gasolina. Apiedai-vos dessas pobres criaturas a desperdiçar as mais belas noites de suas juventudes sentadas no chão, tomando Smirnoff Ice, entre bombas de combustíveis e pães de queijo adormecidos. Ajudai-os, meu pai: eles não sabem o que fazem. São Paulo não tem praças, eu sei. As ruas são violentas, é verdade, mas nem tudo está perdido.
Salvai-me do preconceito e da tentação, oh Pai, de dizer que no meu tempo tudo era lindo, maravilhoso. [...] Talvez exista alguma poesia em passar noite após noite sentado na soleira de uma loja de conveniência, e desfilar com a chave do banheiro e sua tabuinha, em gastar a mesada em chicletes e palha italiana. Explica-me o mistério, numa visão, ou arrancai-os dali.
É só o que vos peço, humildemente, no ano que acaba de nascer. Obrigado, Senhor.
PRATA, Antonio. Conveniência. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 11 jan. 2008. (Adaptado).
A palavra "após" recebe acento gráfico por ser:
oxítona terminada em "o", seguida de "s".
proparoxítona.
paroxítona terminada em ditongo decrescente.
monossílabo tônico terminado em "o".
paroxítona terminada em "o", seguida de "s".
Gabarito:
oxítona terminada em "o", seguida de "s".
[A]
A regra determina que oxítonas (tônica na última sílaba) recebem acento quando terminadas nas vogais "a", "e" e "o", seguidas ou não de "s". Esse é o caso de "após".
(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
Ver questão
(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
Ver questão
(UFMS)
Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:
Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:
1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq) 2 Fe3+(aq) + 2 H2O()
2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq) 2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)
Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:
2 H2O2(aq) 2 H2O() + O2(g)
A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:
(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.
(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.
(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.
(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.
(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.
(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.
As afirmativas corretas são:
Ver questão