Questão 55026

(UNICENTRO - 2016)

Leia o texto a seguir.

Todo domínio da filosofia pertence exclusivamente à razão; isso significa que a filosofia deve admitir apenas o que é acessível à luz natural e demonstrável apenas por seus recursos. A teologia baseia-se, ao contrário, na revelação, isto é, afinal de contas, na autoridade de Deus.

(GILSON, E. A Filosofia na Idade Média. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.655.)

Sobre essa dicotomia, o pensamento de Tomás de Aquino, no contexto Escolástico do século XIII, orienta- se pela

A

compreensão de que a razão deve ser instância crítica dos pressupostos não tematizados da fé.

B

separação entre fé e razão, declarando que o domínio da crença é incompatível com a pretensão do conhecimento.

C

sobreposição da fé em relação à razão, considerando que a verdade religiosa deve preponderar sobre a razão humana.

D

supressão dos campos da fé e da razão, admitindo que a via do conhecimento seguro é dada pela matemática.

E

necessidade de unidade entre razão e fé, visto que ambas buscam a verdade e esta não pode ser contraditória.

Gabarito:

necessidade de unidade entre razão e fé, visto que ambas buscam a verdade e esta não pode ser contraditória.



Resolução:

a) Incorreta. compreensão de que a razão deve ser instância crítica dos pressupostos não tematizados da fé.
Razão e fé devem estar em acordo, não separadas em instâncias diferentes.

 

b) Incorreta. separação entre fé e razão, declarando que o domínio da crença é incompatível com a pretensão do conhecimento.
Tomás de Aquino se esforça para conciliar razão e fé. 

c) Incorreta. sobreposição da fé em relação à razão, considerando que a verdade religiosa deve preponderar sobre a razão humana.
Tomás de Aquino não sobrepõe a fé em relação à razão. 

d) Incorreta. supressão dos campos da fé e da razão, admitindo que a via do conhecimento seguro é dada pela matemática.
A matemática não foi elencada como a via do conhecimento seguro por Tomás de Aquino.

e) Correta. necessidade de unidade entre razão e fé, visto que ambas buscam a verdade e esta não pode ser contraditória.
Tomás de Aquino, logo, analisará a ciência sagrada, isto é, o conhecimento de Deus, a teologia e relacioná-la à filosofia, principalmente à metafísica, a partir da investigação do ser enquanto ser, nos moldes da ciência aristotélica.



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

Ver questão

Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Ver questão