[IME - 2014/2015 - 1a fase]
Uma partícula eletricamente carregada está presa a um carrinho que se move com velocidade de módulo constante por uma trajetória no plano XY definida pela parábola
Sabe-se que, em XY, um campo magnético uniforme paralelo ao vetor (3B, B) provoca força sobre a partícula. O ponto onde a partícula é submetida ao maior módulo de força magnética é
(-6,93)
(-3,39)
(1,-5)
(2,-2)
(3,-15)
Gabarito:
(3,-15)
MÉTODO 1: SEM CÁLCULO
1) Cálculo da inclinação do vetor campo magnético:
Como queremos a força magnética máxima, então o campo magnético deve estar perpendicular a velocidade. Logo, seja a inclinação da velocidade.. para que 2 retas sejam perpendiculares, segue da Geometria Analítica que:
Isto é. queremos o ponto da parábola em que a inclinação da reta tangente passando por esse ponto valha -3. Deste modo, segue:
Seja a reta tangente procurada (note que o coeficiente angular já foi substituído) e que o ponto procurado seja , então:
Como esse ponto pertence tanto à reta quanto à parábola, segue que:
Além disso, como queremos uma tangente e não apenas uma reta qualquer que intercepte a parábola, temos que fazer que seja tal que tenha apenas uma intersecção, isto é, o sistema acima tem apenas uma solução nos reais. Logo:
(1) em (2)
Para haver uma solução (2 raízes iguais ou 1 raíz de multiplicidade 2)
Substituindo b e resolvendo a equação de 2° grau:
OBS.: Considerar que uma reta tangente intersecta uma curva em um único ponto a rigor NÃO é correto, mas no caso de parábolas, circunferências, elipses e hipérboles (cônicas abordadas no Ensino Médio) esse fato é verdadeiro
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MÉTODO 2: COM CÁLCULO
Para termos força magnética máxima temos de ter campo magnético perpendicular à velocidade... desse modo, queremos que:
, ou seja, o produto escalar (ou interno) entre B e v deve ser nulo... logo:
Como a velocidade é sempre tangente a trajetória, então, segue que a inclinação da trajetória será dada por:
Como essa inclinação é exatamente a derivada da função, então:
Desse modo, queremos o ponto da parábola com inclinação -3. Logo:
Dúvidas ou sugestões? Comentem!!!
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão