Questão 55708

(CESMAC-2016) A cisticercose é uma doença parasitária comum em países pobres, cujas condições higiênico-sanitárias de produção alimentícia são precárias. Sobre o parasita causador dessa doença, não é correto afirmar que:

A

é um verme nematelminto.

B

possui simetria bilateral.

C

é um animal triblástico.

D

possui corpo achatado.

E

o porco é seu hospedeiro intermediário.

Gabarito:

é um verme nematelminto.



Resolução:

A) Incorreta. O parasita citado na questão é um platelminto, e não um nematelminto, no caso é a Taenia solium (ou saginata).

B) Correta. Platelmintos são animais que possuem simetria bilateral, podendo ser divido ao meio em duas partes iguais, uma à direita e uma à esquerda. 

C) Correta. Platelmintos são animais triblásticos, ou seja, possuem três folhetos na fase embrionária (folhetos embrionários).

D) Correta. Platelmintos possuem corpos achatados, característica que dá nome ao grupo. 

E) Correta. O porco é hospedeiro intermediário da T. solium. Quando ocorre a cisticercose, o homem não é hospedeiro intermediário, pois ninguém se alimenta da carne humana para que o ser humano o seja, e assim, o ser humano será o único e definitivo hospedeiro.

Resposta: A



Questão 59912

 (CESMAC - 2019) Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:

Ver questão

Questão 61366

(CESMAC - 2018)
Uma seção da artéria aorta de uma pessoa apresenta um fluxo sanguíneo de 0,1 L/s. Considere que essa pessoa possui 6,0 x 1012 hemácias por litro de sangue. Qual é a ordem de grandeza do número de hemácias que flui através dessa seção da aorta durante um minuto?

Ver questão

Questão 61376

(CESMAC - 2018) Em uma cidade com 800 mil habitantes, cada pessoa produz diariamente uma média de 0,962 kg de resíduos sólidos. Quantas toneladas de resíduos sólidos são gerados mensalmente nesta cidade? Admita que o mês tenha 30 dias e indique a potência de dez mais próxima do valor obtido, em toneladas.

Ver questão