(UFMG) Revolta da Vacina é o nome pelo qual ficou conhecido o conjunto de manifestações populares ocorridas, no Rio de Janeiro, no início do século XX, em oposição à lei de vacinação obrigatória contra a varíola. Os conflitos, ocorridos a partir de novembro de 1904, tinham como um dos principais pontos de tensão a oposição entre alguns interesses de diferentes setores da população e as políticas públicas que se implementavam no alvorecer da República no Brasil.
Considerando-se esse movimento, é CORRETO afirmar que os revoltosos:
almejavam a restauração da Monarquia, que, embora aristocrática em suas bases, não havia chegado, ao longo do século XIX, a tão exacerbado ato de autoritarismo.
lutavam contra o progresso que, segundo o entendimento da época, inevitavelmente acentuaria o processo de exclusão social já vigente na Primeira República.
pretendiam a deposição do Presidente da República, membro da oligarquia paulista e autor da medida autoritária que implementou a vacinação obrigatória em todo o País.
sustentavam a necessidade de se resguardarem aspectos da vida privada e da moralidade da população, que julgavam ameaçados pela política de Saúde Pública.
Gabarito:
sustentavam a necessidade de se resguardarem aspectos da vida privada e da moralidade da população, que julgavam ameaçados pela política de Saúde Pública.
a) almejavam a restauração da Monarquia, que, embora aristocrática em suas bases, não havia chegado, ao longo do século XIX, a tão exacerbado ato de autoritarismo.
Incorreta. O movimento visava cessar a imposição da lógica higienista e a coerção individual no âmbito da vacinação obrigatória, e não a mudança nos grandes rumos políticos do regime republicano.
b) lutavam contra o progresso que, segundo o entendimento da época, inevitavelmente acentuaria o processo de exclusão social já vigente na Primeira República.
Incorreta. Observa-se que não havia a ideia de "luta contra o progresso" ou mesmo qualquer tipo de movimento retaliando algum processo de exclusão social na Revolta da Vacina, como a alternativa infere. Podemos até associar a busca pelo enquadramento da sociedade brasileira nesses padrões como uma busca por progresso, segundo a mentalidade da época, mas já sabemos também que esse ideal pertence ao Darwinismo Social, que via como "civilização" somente o que se encaixava nesses padrões e que gerou como consequência, regimes eugenistas como o nazista.
c) pretendiam a deposição do Presidente da República, membro da oligarquia paulista e autor da medida autoritária que implementou a vacinação obrigatória em todo o País.
Incorreta. O movimento visava cessar a imposição da lógica higienista e a coerção individual no âmbito da vacinação obrigatória, e não a mudança nos grandes rumos políticos do regime republicano.
d) sustentavam a necessidade de se resguardarem aspectos da vida privada e da moralidade da população, que julgavam ameaçados pela política de Saúde Pública.
Correta. O que motivou a Revolta da Vacina não foi a vacinação em si, mas a invasão das residências familiares e toda a imposição da lógica higienista de sociedade que era inspirada nos padrões europeus. Nessa época, o Rio de Janeiro viveria reformas urbanas, em que as pessoas eram desapropriadas em prol de um "embelezamento" urbano, então com a invasão de suas residências e o estado de constante ameaça, o povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados.
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
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(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
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(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
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