(UFSC 2013)
A eletricidade estática gerada por atrito é fenômeno comum no cotidiano. Pode ser observada ao pentearmos o cabelo em um dia seco, ao retirarmos um casaco de lã ou até mesmo ao caminharmos sobre um tapete. Ela ocorre porque o atrito entre materiais gera desequilíbrio entre o número de prótons e elétrons de cada material, tornando-os carregados positivamente ou negativamente. Uma maneira de identificar qual tipo de carga um material adquire quando atritado com outro é consultando uma lista elaborada experimentalmente, chamada série triboelétrica, como a mostrada abaixo. A lista está ordenada de tal forma que qualquer material adquire carga positiva quando atritado com os materiais que o seguem.
Com base na lista triboelétrica, assinale a proposição CORRETA.
A pele de coelho atritada com teflon ficará carregada positivamente, pois receberá prótons do teflon.
Uma vez eletrizados por atrito, vidro e seda quando aproximados irão se atrair.
Dois bastões de vidro aproximados depois de atritados com pele de gato irão se atrair.
Um bastão de madeira atritado com outro bastão de madeira ficará eletrizado.
Gabarito:
Uma vez eletrizados por atrito, vidro e seda quando aproximados irão se atrair.
Quando dois corpos diferentes são atritados um corpo consegue arrancar elétrons do outro ficando um positivamente carregado e o outro negativamente carregado, qual fica positivo e qual fica negativo depende de quem está acima na tabela dada na questão.
"A pele de coelho atritada com teflon ficará carregada positivamente, pois receberá prótons do teflon." Incorreto, os prótons continuam presos no núcleo na eletrização por atrito. A pele de coelho perde elétrons para o teflon.
"Uma vez eletrizados por atrito, vidro e seda quando aproximados irão se atrair." Correto, o vidro cede elétrons para a seda. Assim eles ficam com cargas de sinais contrários, logo vão se atrair.
"Dois bastões de vidro aproximados depois de atritados com pele de gato irão se atrair." Incorreto. Os bastões terão cargas de mesmo sinal, pois ambos perderam elétrons para a pele de gato. Cargas de mesmo sinal se repelem.
"Um bastão de madeira atritado com outro bastão de madeira ficará eletrizado." Incorreto, os dois bastões são feitos do mesmo material, logo nenhum dos dois vai conseguir arrancar elétrons do outro.
(UFSC)
Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
1. embarque
2. histórico
3. cruzes!
4. porquê
5.fala
6.sombrio
Ver questão
(Ufsc 2011) Em um trecho do livro O guarda-roupa alemão, lê-se:
“Ethel: o rosto ali no espelho. A forma octogonal da transparência furando escombros. O tom escuro do jacarandá: o passaporte. Começava a delinear-se a figura da bisavó. Ela gostava de olhar-se dentro do octógono de cristal. Uma moldura transparente. Tinha um aspecto místico. Os olhos. Os lábios. O cabelo. Aquele dourado na face. Os dois semicírculos negros, como sinais além do mar misterioso e inquieto”.
LAUS, Lausimar. O guarda-roupa alemão. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. p. 5-6.
A figura abaixo mostra a bisavó Ethel olhando no espelho plano a imagem da Comadre Herna, em pé atrás dela. Determine a que distância horizontal (em metros) dos olhos da bisavó Ethel fica a imagem da Comadre Herna.
Ver questão
(UFSC - adaptada) Com relação ao composto abaixo, os nomes dos radicais ligados ao carbono terciário são:
(01) etil, n-propil, isobutil
(02) metil, 3-hexil
(04) metil, etil, n-propil
(08) etil, n-propil, sec-butil
(16) etil, n-propil, terc-butil
(32) etil, n-propil, n-butil
(64) metil, isopropil, 3-hexil
Marque a alternativa que relaciona o número que contém os nomes corretos.
Ver questão
(UFSC) Observe as estruturas:
I.
|
II. |
III. |
Os compostos I, II e III são, respectivamente:
Ver questão