Questão 57699

(IFAL - 2014)

Prezados Senhores,

Hoje é comum as crianças imitarem tudo o que veem na televisão. Como pais, porém, devemos estar atentos aquilo que está sendo imitado para que nossos filhos aprendam a distinguir o certo do errado e não imitem tudo automaticamente.

1Entretanto, como atualmente os pais trabalham o dia inteiro, fica muito difícil acompanhar de perto os “modelos” que as crianças estão seguindo a partir da programação “infantil” apresentada pela televisão no período diurno. Na última semana, devido a uma forte gripe, fui dispensada do trabalho por dois dias e pude observar duas coisas: o forte conteúdo erótico e a enorme violência veiculada nos filmes e desenhos animados.

Em vista dessa realidade, gostaria de saber a opinião dos outros leitores deste jornal sobre as seguintes questões:

1. As televisões não precisam ter preocupações educacionais quando estão em busca de audiência, mesmo quando se trata do público infantil?

2. Como poderíamos controlar o conteúdo da programação infantil das televisões sem que isso configurasse uma restrição à liberdade de expressão?

2Atenciosamente,

Silvia Corrêia

Fonte: http://www.algosobre.com.br

Dadas as afirmativas abaixo, sobre o texto, marque a alternativa correta.

I. O texto é um exemplo de uma carta do leitor, que apresenta sua opinião sobre reportagem veiculada por determinado meio de comunicação.

II. O texto é uma carta de reclamação de um leitor que é assinante de um jornal que veicula assuntos considerados impróprios para crianças.

III. O texto é uma carta aos editores de um jornal eletrônico especializado em veículos midiáticos, como a televisão.

A

Somente a alternativa I é verdadeira.   

B

Somente a alternativa II é verdadeira.   

C

Somente a alternativa III é verdadeira.   

D

As alternativas II e III são verdadeiras.    

E

Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Gabarito:

Nenhuma das alternativas é verdadeira.



Resolução:

I. O texto é um exemplo de uma carta do leitor, que apresenta sua opinião sobre reportagem veiculada por determinado meio de comunicação. ⇒ INCORRETA, uma vez que, apesar de ser realmente uma carta do leitor, o conteúdo dela não trata sobre uma reportagem veiculada pela TV, mas sim sobre o conteúdo infantil dos canais, que, segundo a leitora, apresentam erotismo e violência, sendo inapropriados para o público ao qual se destinam.

II. O texto é uma carta de reclamação de um leitor que é assinante de um jornal que veicula assuntos considerados impróprios para crianças. ⇒ INCORRETA, já que a carta traz a opinião, não uma reclamação, da leitora sobre o conteúdo que passa na TV, não daquele veiculado em jornais.

III. O texto é uma carta aos editores de um jornal eletrônico especializado em veículos midiáticos, como a televisão. ⇒ INCORRETA, já que não há como afirmar que a carta é destinada especificamente a um jornal eletrônico especializado em mídia, já que a fonte não nos diz nada sobre isso e tampouco a carta em si. 

Todas as alternativas estão incorretas. ⇒ Resposta: letra E.



Questão 2841

(IFAL - 2016) 

O texto abaixo serve de base para responder à(s) questão(ões) a seguir

Ainda quanto à natureza semântica (de significado) e sintática (de relação gramatical) dos elementos presentes no texto, há, a seguir, apenas uma alternativa errada. Assinale-a.

Ver questão

Questão 2944

(G1/IFAL - 2016)  

Escolha a frase cuja concordância nominal está correta.

Ver questão

Questão 3049

 (G1 - ifal 2016)

―É sabido que o fato novo assusta os indivíduos, que preferem o mal velho, testado e vivido, à experiência nova, sempre ameaçadora.

Se você disser ao cidadão desprevenido que o leite, por ser essencial, deve sair das mãos dos particulares para cooperativas ou entidades estatais, se você disser que os bancos, vivendo exclusivamente das poupanças populares, não têm nenhuma razão de estar em mãos privadas, o cidadão o olhará com olhos perplexos de quem vê alguém propondo algo muito perigoso. Mas, se, ao contrário, você advogar a tese de que a água deveria ser explorada por particulares, todos se voltarão contra você pois – com toda razão – jamais poderiam admitir essa hipótese, tão acostumados estão com essa que é uma das mais antigas realizações comunitárias do homem: a água é direito e serventia de todos.

Por isso o cidadão deve ficar alerta, sobretudo para com os malucos, excepcionais e marginais, pois estes, quase sempre, são os que trazem as mais espantosas propostas de renovação contra tudo o que foi estabelecido. 

Millôr. In: Redação em construção. Ed. Moderna. p. 105

 

 Marque a alternativa em que a relação de coesão não se apresenta entre os elementos destacados e a referência textual a eles estabelecida

Ver questão

Questão 25825

(IFAL - 2017)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Para efeito de marketing, a empresa que vende o produto que se apresenta nesse rótulo infringe, propositadamente, a ortografia do português padrão. Em que palavra isso ocorre?

Ver questão