(ITA - 2021 - 1ª FASE)
Assinale a alternativa que não apresenta um trecho que contribui para o entendimento do desfecho de "As Formigas".
"Ficamos imóveis diante do velho sobrado de janelas ovaladas, iguais a dois olhos tristes, um deles vazado por uma pedrada. Descansei a mala no chão e apertei o braço da prima."
"O quarto ficou mais alegre. Em compensação, agora a gente podia ver que a roupa de cama não era tão alva assim, alva era a pequena tíbia que ela tirou de dentro do caixotinho."
" - Eu ia jogar tudo no lixo, mas se você se interessa pode ficar ocm ele. O banheiro é aqui ao lado, só vocêsé que vão usar, tenho o meu lá embaixo. Banho quente, extra. Telefone, também."
"No céu, as últimas estrelas já empalideciam. Quando encarei a casa, só a janela vazada nos via, o outro olho era penumbra."
"Acordei pra fazer pipi, devia ser umas três horas. Na volta, senti que no quarto tinha algo mais, está me entendendo?"
Gabarito:
" - Eu ia jogar tudo no lixo, mas se você se interessa pode ficar ocm ele. O banheiro é aqui ao lado, só vocêsé que vão usar, tenho o meu lá embaixo. Banho quente, extra. Telefone, também."
O trecho em [C], transcrição de uma fala meramente descritiva/informativa da dona da pensão, não apresenta nenhum indício da cena e do argumento central do enredo de “As formigas”. A senhora não tem um papel definitivo na narrativa - esta, por outro lado, se desenvolve ao redor do mistério dos insetos que invadem o quarto das primas e recompõem o misterioso esqueleto que ali estava armazenado. As passagens que mencionam as formigas, os esqueletos e o “olhar” que a janela da mansão lança sobre as primas são, essas sim, centrais para a compreensão do conto.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão