Questão 58644

(UNIFOR) Veja o trecho dessa notícia, publicada na Folha de São Paulo, em 20 de março de 1964:

“A disposição de São Paulo e dos brasileiros de todos os recantos da pátria para defender a Constituição e os princípios democráticos, dentro do mesmo espírito que ditou a Revolução de 32, originou ontem o maior movimento cívico já observado em nosso Estado: a ‘Marcha da Família com Deus, pela Liberdade’. Com bandas de música, bandeiras de todos os Estados, centenas de faixas e cartazes, numa cidade com ar festivo de feriado, a "Marcha" começou na Praça da República e terminou na Praça da Sé, que viveu um dos seus maiores dias. Meio milhão de homens, mulheres e jovens - sem preconceitos de cor, credo religioso ou posição social - foram mobilizados pelo acontecimento. Com "vivas" à democracia e à Constituição, mas vaiando os que consideram "traidores da pátria", concentraram-se defronte da catedral e nas ruas próximas. Ali, oraram pelos destinos do país. E, através de diversas mensagens, dirigiram palavras de fé no Deus de todas as religiões e de confiança nos homens de boa-vontade. Mas, também de disposição para lutar, em todas as frentes, pelos princípios que já exigiram o sangue dos paulistas para se firmarem.”

Sobre a “Marcha da Família com Deus, pela Liberdade” é CORRETO afirmar que

A

foi uma manifestação pública organizada por vários setores da esquerda brasileira em apoio ao governo do Presidente João Goulart.

B

foi uma demonstração de que parte da classe média conservadora brasileira e do clero estava claramente contrária à ideia de um golpe militar no Brasil.

C

teve como resposta imediata o “Comício das Reformas”, realizado no Rio de Janeiro, organizado pelas centrais sindicais, com a participação de João Goulart.

D

organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela Democracia, com o apoio de políticos conservadores, serviu de “aval” civil ao golpe militar de 1964.

E

teve dentre os seus principais oradores os governadores do Rio Grande do Sul (Leonel Brizola) e de Pernambuco (Miguel Arraes).

Gabarito:

organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela Democracia, com o apoio de políticos conservadores, serviu de “aval” civil ao golpe militar de 1964.



Resolução:

a) foi uma manifestação pública organizada por vários setores da esquerda brasileira em apoio ao governo do Presidente João Goulart.

Incorreto. Foi uma manifestação contrária e demonstrava insatisfação em relação ao governo do Presidente João Goulart.

b) foi uma demonstração de que parte da classe média conservadora brasileira e do clero estava claramente contrária à ideia de um golpe militar no Brasil.

Incorreto. Não há uma clara contração à ideia de um golpe militar no Brasil.

c) teve como resposta imediata o “Comício das Reformas”, realizado no Rio de Janeiro, organizado pelas centrais sindicais, com a participação de João Goulart.

Incorreto. O Comício das Reformas, foi um ato realizado no dia 13 de março de 1964 no Rio de Janeiro, no qual mais de 200 mil pessoas se reuniram na Praça da República para ouvir o então Presidente da República, João Goulart, e o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. O objetivo do Comício era a defesa das reformas propostas pelo governo federal, que incluíam as reformas agrária, bancária, administrativa, universitária e eleitoral. Dessa forma, é incorreto afirmar que foi uma resposta imediata a Marcha da Família com Deus, uma vez que a Marcha ocorreu posteriormente ao comício.

d) organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela Democracia, com o apoio de políticos conservadores, serviu de “aval” civil ao golpe militar de 1964.

Correta. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi uma manifestação pública de grupos conservadores, antipopulistas e anticomunistas contrários às reformas de base propostas pelo então presidente da República João Goulart. Serviu como uma forma de legitimação ao golpe militar de 1964, visto ter como objetivo a deposição do governo de João Goulart.

e) teve dentre os seus principais oradores os governadores do Rio Grande do Sul (Leonel Brizola) e de Pernambuco (Miguel Arraes).

Incorreto. Esses não foram oradores desse movimento.



Questão 1985

(Unifor-2003)

O velho foi sendo injustamente recolhido a sua "inferioridade".

A palavra sublinhada na frase acima é formada de:

Ver questão

Questão 3154

(UNIFOR - 2014)  

Bohemian Rhapsody” é uma canção cuja letra foi escrita por Freddie Mercury, gravada originalmente pela banda Queen em 1975 no álbum A Night at the Opera. Esta canção possui uma estrutura musical incomum para a música popular, o que a faz ser considerada por muitos uma obra de rock progressivo. Suas seis sessões não possuem um refrão. Foi lançada como compacto e tornou-se um estrondoso sucesso comercial.

 

Is this the real life?

Is this just fantasy?

Caught in a landslide

No escape from reality

 

Open your eyes

Look up to the skies and see

I’m just a poor boy

I need no sympathy…

 

Nothing really matters (1)

Anyone can see (2)

Nothing really matters (3)

Nothing really matters to me (4)

Anyway the wind blows (5)

 

http://www.vagalume.com.br/queen/bohemian-rhapsody.html#ixzz2iwyl3son

 

Nos últimos versos, os pronomes nothing, anyone e anyway passam a ideia de:  

Ver questão

Questão 3214

(UNIFOR - 2014) Leia as sentenças abaixo e marque a opção correta de acordo com o uso dos artigos definido e indefinido: 

I. Can you play a guitar?
II. I once played the guitar which had only five strings.
III. She started learning the piano at the age of five.
IV. I’ve always had a flute, ever since I was a child.
V. I’m afraid the violin is an instrument I never mastered.

Ver questão

Questão 8801

(UNIFOR - CE)

A decomposição total de 100 g de carbonato de cálcio (CaCO3) em óxido de cálcio e dióxido de carbono, que volume produzirá deste último quando medido a 1 atm e 25°C?

(Dados: volume molar de gás a 1 atm e 25 °C = 25 L/mol; massas molares, em g/mol: CaCO3 = 100; CO2 = 44.)

Ver questão