(UFPR) Segundo Giles (1985, p. 23), o Estado é, antes de tudo, o poder institucionalizado e, por extensão, a própria instituição em que reside o poder, pois, para agir, ele necessita de recursos que só uma organização pode fornecer. Além da forma de poder acima mencionada (poder institucional do Estado), outras formas de poder ou concepções acerca do poder podem ser identificadas. Qual das alternativas abaixo se refere à noção de Foucault acerca do poder?
O poder, quando exercitado, é política, pois é uma ação social. O poder legítimo exerce seu domínio sobre os outros, com o reconhecimento daqueles que o obedecem.
O poder é sempre hierárquico e implica centralização.
O poder não se localiza numa instituição, ou no Estado, nem pode ser concedido a alguém, pois ele é uma relação de forças. O poder exercido de forma celular está presente nas microrrelações sociais.
No estado democrático, o poder resulta da conjugação de três esferas: executivo, legislativo e judiciário.
O poder político e o econômico andam juntos. Enquanto os keynesianos defendem a não intervenção do estado na economia, os liberais promovem ações intervencionistas.
Gabarito:
O poder não se localiza numa instituição, ou no Estado, nem pode ser concedido a alguém, pois ele é uma relação de forças. O poder exercido de forma celular está presente nas microrrelações sociais.
A) Incorreta. Tal análise remonta mais uma visão weberiana do que foucaultiana sobre o poder.
B) Incorreta. Tal acepção do poder é muito geral e simplista pro desenvolvimento filosófico que Foucault propõe em suas obras.
C) Correta.
D) Incorreta. Foucault identifica outras fontes de poder para além das esferas de poder já institucionalizadas, como o próprio enunciado da questão sugere.
E) Incorreta. Por mais correta que seja tal afirmação (de política e economia andarem juntas), o restante da frase configura-se como uma falácia, por estar invertida (keynesianos promovem ações intervencionistas e liberais que promovem o estado mínimo).
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão