(FGV - 2020) O movimento em prol dos direitos civis alcançou o seu apogeu entre 1963 e 1965. Em maio de 1963, o centro simbólico do movimento foi Birmingham, Alabama; ali, a polícia empregou uma violência brutal contra os ativistas.
Mesmo que a realidade desses fatos já fosse por si mesma escandalosa, foi uma das primeiras vezes que imagens televisivas galvanizaram a opinião em vários países a poucas horas do ocorrido: a imagem da polícia sulista empregando cães e mangueira d’água contra crianças negras era difícil de esquecer.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)
O movimento pela igualdade de direitos civis
constituiu uma exceção nos Estados Unidos da América, do ponto de vista das grandes mobilizações populares de contestação.
foi ao longo dos anos basicamente pacífico de acordo com as orientações religiosas das comunidades negras.
resultou da ascensão social da população negra nos Estados Unidos devido à adoção pelos governos sulistas de leis de proteção ao trabalho.
formou uma frente ampla de resistência à exploração capitalista com os sindicatos de trabalhadores das indústrias automobilísticas.
fortaleceu-se com a pronta divulgação das ações repressivas de forças segregacionistas, em uma dimensão internacional.
Gabarito:
fortaleceu-se com a pronta divulgação das ações repressivas de forças segregacionistas, em uma dimensão internacional.
a) constituiu uma exceção nos Estados Unidos da América, do ponto de vista das grandes mobilizações populares de contestação.
Incorreto. O apartheid é um exemplo de política de segregação racial oficializada em 1948 que também gerou grandes mobilizações populares de contestação.
b) foi ao longo dos anos basicamente pacífico de acordo com as orientações religiosas das comunidades negras.
Incorreto. Não se pode afirmar que foi pacífico de acordo com as orientações religiosas das comunidades negras.
c) resultou da ascensão social da população negra nos Estados Unidos devido à adoção pelos governos sulistas de leis de proteção ao trabalho.
Incorreto. Não houve ascensão social da população negra em decorrência das leis de proteção ao trabalho do governo sulista.
d) formou uma frente ampla de resistência à exploração capitalista com os sindicatos de trabalhadores das indústrias automobilísticas.
Incorreto. Movimento pelos Direitos Civis é o nome que se dá à luta dos negros norte-americanos por esses direitos, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, e não está ligado a resistência à exploração capitalista com os sindicatos de trabalhadores das indústrias automobilísticas.
e) fortaleceu-se com a pronta divulgação das ações repressivas de forças segregacionistas, em uma dimensão internacional.
Correta. A divulgação das ações repressivas de forças segregacionistas foram de extrema importância para o movimento pela igualdade de direitos civis, visto que com toda sua dimensão, conseguiu ainda mais adeptos para lutar pelo movimento. Nesse sentido, em 1963, a Marcha sobre Washington, liderada por Luther King e demais militantes, reuniu cerca de 250 mil pessoas contra a segregação racial. O amplo movimento pacífico influenciou a aprovação de leis que garantiam direitos à população afro-americana, por exemplo.
(FGV - 2005)
Assinale a alternativa correta a respeito da frase "Toninho não era muito caprichoso. Vestiu a camisa de trás para a frente e saiu".
Ver questão
(FGV - 2008)
No plural, a frase - Imposto direto sobre o contracheque era coisa, salvo engano, inexistente. - assume a seguinte forma:
Com a sociedade de consumo nasce a figura do contribuinte. Tanto quanto a palavra consumo ou consumidor, a palavra contribuinte está sendo usada aqui numa acepção particular. No capitalismo clássico, os impostos que recaíam sobre os salários o faziam de uma forma sempre indireta. Geralmente, o Estado taxava os gêneros de primeira necessidade, encarecendo-os. Imposto direto sobre o contra-cheque era coisa, salvo engano, inexistente. Com o advento da sociedade de consumo, contudo, criaram-se as condições políticas para que o imposto de renda afetasse uma parcela significativa da classe trabalhadora. Quem pode se dar ao luxo de consumir supérfluos ou mesmo poupar, pode igualmente pagar impostos.
Fernando Haddad, Trabalho e classes sociais. Em: Tempo Social, outubro de 1997.
Ver questão
(FGV - 2008)
Assinale a alternativa em que a mudança da posição do adjetivo no texto altera o sentido da frase.
ESTAMOS CRESCENDO DEMAIS?
O nosso "complexo de vira-lata" tem múltiplas facetas. Uma delas é o medo de crescer. Sempre que a economia brasileira mostra um pouco mais de vigor, ergue-se, sinistro, um coro de vozes falando em "excesso de demanda" "retorno da inflação" e pedindo medidas de contenção.
O IBGE divulgou as Contas Nacionais do segundo trimestre de 2007. Não há dúvidas de que a economia está pegando ritmo. O crescimento foi significativo, embora tenha ficado um pouco abaixo do esperado. O PIB cresceu 5,4% em relação ao segundo trimestre do ano passado. A expansão do primeiro semestre foi de 4,9% em comparação com igual período de 2006.(...)
A turma da bufunfa não pode se queixar. Entre os subsetores do setor serviços, o segmento que está "bombando" é o de intermediação financeira e seguros - crescimento de 9,6%. O Brasil continua sendo o paraíso dos bancos e das instituições financeiras.
Não obstante, os porta-vozes da bufunfa financeira, pelo menos alguns deles, parecem razoavelmente inquietos. Há razões para esse medo? É muito duvidoso. Ressalva trivial: é claro que o governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflação. Se eu fosse cunhar uma frase digna de um porta-voz da bufunfa, eu diria (parafraseando uma outra máxima trivializada pela repetição): "O preço da estabilidade é a eterna vigilância".
Entretanto, a estabilidade não deve se converter em estagnação. Ou seja, o que queremos é a estabilidade da moeda nacional, mas não a estabilidade dos níveis de produção e de emprego.
A aceleração do crescimento não parece trazer grande risco para o controle da inflação. Ela não tem nada de excepcional.
O Brasil está se recuperando de um longo período de crescimento econômico quase sempre medíocre, inferior à média mundial e bastante inferior ao de quase todos os principais emergentes. O Brasil apenas começou a tomar um certo impulso. Não vamos abortá-lo por medo da inflação.
(Folha de S.Paulo, 13.09.2007. Adaptado)
Ver questão