Questão 59027

(ENEM PPL - 2012)

Cientistas solucionam origem de partículas de água em Saturno

O telescópio espacial Herschel resolveu 1um problema que ficou sem solução durante 14 anos. 2A origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno encontra-se nas partículas que saem de uma de suas luas, a Enceladus, e chegam até o planeta.
 3A descoberta faz com que a Enceladus torne se conhecida, a partir de agora, como a única lua do Sistema Solar capaz de influenciar 5a composição química do planeta que orbita.
 4O volume despejado a cada segundo não é pouco. A Enceladus chega a expelir aproximadamente 250 kg de vapores de água que se formam na região polar sul. Desse total, uma parte é perdida no espaço e entre 3% a 5% deslocam-se até Saturno.
 6O fenômeno, de certo modo, pôde ser compreendido graças ao 9avanço da tecnologia. Os astrônomos não conseguiram detectá-lo até o momento por causa da 7transparência dos vapores. Coube às ondas infravermelhas do Herschel 8esse encargo e achado.
 
A primeira vez que um telescópio da ESA (Agência Espacial Europeia ) detectou água na atmosfera superior de Saturno foi em 1997.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 jul. 2011

Um texto é construído pela articulação dos vários elementos que o compõem. Tal articulação pode se dar por meio de palavras ou de expressões que remetem a outras ou, ainda, a segmentos maiores já apresentados ou a serem ainda apresentados no decorrer do texto. A análise do modo como esse texto foi construído revela que a expressão

A

“um problema” (ref. 1) remete o leitor para “A origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno", (ref. 2) segmento que se encontra na frase seguinte.

B

"A descoberta” (ref. 3) retoma “um problema que ficou sem solução durante 14 anos.” (ref. 1), segmento que aparece na primeira frase do texto.

C

“O volume despejado” (ref. 4) retoma “a composição química do planeta que orbita.” (ref.5), segmento apresentado na frase imediatamente anterior.

D

“O fenômeno” (ref. 6) remete o leitor para “transparência dos vapores” (ref. 7), segmento que é apresentado na frase seguinte.

E

“esse encargo e achado” (ref. 8) retoma “avanço da tecnologia” (ref. 9), segmento presente na porção anterior do texto.

Gabarito:

“um problema” (ref. 1) remete o leitor para “A origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno", (ref. 2) segmento que se encontra na frase seguinte.



Resolução:

A) CORRETA: pois o termo “um problema” introduz ao leitor que será dissertado sobre o problema encontrado pelo referido telescópio. Então, com mais detalhamento logo em seguida, o autor vai explicitar qual problema que foi esse, justamente na sentença seguinte iniciada por “A origem dos vapores…”

B) INCORRETA: pois o termo “A descoberta” retoma o trecho “a origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno encontra-se nas partículas que saem de uma de suas luas, a Enceladus, e chegam até o planeta”, e não o trecho apontado na alternativa.

C) INCORRETA: pois o termo “o volume despejado” não retoma algo que vem anteriormente, mas sim o que vem em seguida, isto é, “250 kg de vapores de água”.

D) INCORRETA: pois o termo “o fenômeno” remete a algo que foi dito anteriormente, ou seja, a parte do volume que a Enceladus é capaz de expelir.

E) INCORRETA: pois o termo “esse encargo e achado” retoma a ação de detectar o fenômeno da Enceladus, algo que os astrônomos não conseguiram identificar.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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