Questão 59173

(UNIRIO - 2009) “Seria conveniente que os nossos lavradores simultaneamente dividissem a sua indústria e não se ocupassem de um só ramo, fazendo por consequência dar-lhe queda mortal. Aqueles que primeiro se aplicassem a esses diversos objetos seriam felizes”.

A afirmativa escrita em 1847 pelo Barão de Paty do Alferes, grande fazendeiro de café no Rio de Janeiro, critica uma característica das estruturas de produção desenvolvidas no Brasil desde o início da colonização. A característica criticada é:

A

a produção diversificada para atender ao crescente consumo de alimentos do mercado europeu.

B

a expansão limitada da produção favorecida pela disponibilidade de mão de obra de custo baixíssimo – o escravo.

C

o caráter especializado da agricultura desenvolvida em articulação com o comércio atlântico da época moderna.

D

a elevada produtividade consequente à introdução intensa de recursos tecnológicos, possibilita pela acumulação de capital na colônia.

E

a associação entre a produção agrícola e a nascente indústria, ambas vinculadas à organização escravista da produção.

Gabarito:

o caráter especializado da agricultura desenvolvida em articulação com o comércio atlântico da época moderna.



Resolução:

a) a produção diversificada para atender ao crescente consumo de alimentos do mercado europeu.

Incorreta.  No texto, o autor critica a falta de diversificação na produção.

b) a expansão limitada da produção favorecida pela disponibilidade de mão de obra de custo baixíssimo – o escravo.

Incorreta. Esse não é o aspecto criticado no texto.

c) o caráter especializado da agricultura desenvolvida em articulação com o comércio atlântico da época moderna.

Correta. Desde os tempos de colônia a produção no Brasil era destinada a suprir as demandas da Europa, algo criticado no texto e expresso na ideia do autor de que os lavradores "dividissem a sua indústria e não se ocupassem de um só ramo".

d) a elevada produtividade consequente à introdução intensa de recursos tecnológicos, possibilita pela acumulação de capital na colônia.

Incorreta. Tais aspectos não correspondem ao caráter da produção no Brasil nesse contexto. Além disso, todo o capital produzido no Brasil durante a colonização era destinado aos portugueses. 

e) a associação entre a produção agrícola e a nascente indústria, ambas vinculadas à organização escravista da produção.

Incorreta. Os processos industriais só passam a ocorrer no Brasil na posterioridade, especialmente nos últimos anos do século XIX. 



Questão 2169

(UNIRIO)

Em "Passamos então nós dois, privilegiadas criaturas, a regalar- nos com a mesa...", a função sintática do termo sublinhado é:

Ver questão

Questão 2552

(UNIRIO)

MAL SECRETO

"Se se pudesse, o espiríto que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!"

Raimundo Correia

O fragmento apresentado no texto contém uma oposição semântica fundamental entre o(a):

Ver questão

Questão 3064

 (Unirio 2000)

 

 "Apesar de o controle dos genes envolvidos no processo de envelhecimento ser uma das maiores conquistas da humanidade, não é objetivo dos cientistas a criação de pessoas imortais, uma vez que o corpo humano na sua forma atual não é compatível com a imortalidade física; assim, o importante é como se vive durante a velhice." O período acima, síntese do texto I, estrutura-se numa relação de coesão e coerência, através de ideias. São elas, respectivamente: 

Ver questão

Questão 4345

 

A figura acima mostra duas cargas elétricas puntiformes Q1 = + 10–6 C e Q2 = – 10–6 C localizadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado d = 0,3 m. O meio é o vácuo, cuja constante eletrostática é k0 = 9 · 109 N m2/C2. O potencial elétrico e a intensidade do campo elétrico resultantes no ponto P são, respectivamente:

Ver questão