(UNITAU - 2017)
Em relação ao continente africano, é CORRETO afirmar:
O Norte da África, ou África setentrional, é caracterizado pela presença da religião islâmica e pelo predomínio da população árabe.
A Nigéria apresenta baixa média de IDH, as menores médias de expectativa de vida do planeta e altas taxas de mortalidade infantil e de subnutrição.
A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX, devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.
O processo de colonização da África respeitou as fronteiras étnicas e culturais, fato que evitou a existência de conflitos armados no continente.
No Sudão, os conflitos atuais se devem à permanência, desde o período colonial, de uma política de segregação racial e territorial, promovida pelos brancos.
Gabarito:
O Norte da África, ou África setentrional, é caracterizado pela presença da religião islâmica e pelo predomínio da população árabe.
a) O Norte da África, ou África setentrional, é caracterizado pela presença da religião islâmica e pelo predomínio da população árabe.
Correta. O islamismo adentrou-se sob o continente africano a partir da região Norte, partindo por Marrocos e Egito, sendo uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica. Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio que interligava o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e da África centro-ocidental.
b) A Nigéria apresenta baixa média de IDH, as menores médias de expectativa de vida do planeta e altas taxas de mortalidade infantil e de subnutrição.
Incorreta. A República Federal da Nigéria possui IDH baixo, bem como baixa expectativa de vida, e enfrenta essas mazelas sociais gerais. No entanto, a subnutrição tem sido combatida com políticas de distribuição de alimentos e ajudas humanitárias internacionais.
c) A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX, devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.
Incorreta. A maioria dos países africanos tornaram-se independentes no contexto pós Segunda Guerra Mundial, com a criação da ONU e a difusão do princípio de autodeterminação dos povos.
d) O processo de colonização da África respeitou as fronteiras étnicas e culturais, fato que evitou a existência de conflitos armados no continente.
Incorreta. A colonização e a posterior determinação dos povos não seguiu tais diretrizes, e esse é um importante fator para a eclosão de diversos conflitos.
e) No Sudão, os conflitos atuais se devem à permanência, desde o período colonial, de uma política de segregação racial e territorial, promovida pelos brancos.
Incorreta. As políticas institucionais de discriminação social foram marcantes e deixaram imponentes heranças no Sudão, mas elas não são mais presentes nesses moldes.
(Unitau 1995)
"A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos. O método é essencial ao processo pedagógico.
Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"
(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985).
As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:
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(UNITAU - 1995)
Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:
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(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:
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(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado
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