(UFU - 2006) Em relação às intensas mobilizações políticas e sociais ocorridas nas décadas finais do século XIX e no princípio do século XX, bem como seus desdobramentos na Europa e no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
O anarquismo e o socialismo, embora sejam críticas radicais da sociedade, estão restritos ao contexto da passagem do século XIX para o XX. Esses referenciais foram abandonados pelos movimentos sociais, principalmente após o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, na década de 1990.
Militantes anarquistas ou libertários elaboraram uma das críticas mais severas ao capitalismo e às suas consequências. Eles defendiam a necessidade de despertar no homem a liberdade, a fim de criar um novo modo de ser da sociedade, na qual sejam suprimidos o governo, a hierarquia e a propriedade privada, substituindo, assim, a organização autoritária burguesa.
A primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, iniciada em Londres no século XIX, reuniu diferentes tendências entre os militantes do proletariado. Duas das mais importantes tendências presentes no movimento podem ser sintetizadas nos embates entre Bakunin, líder anarquista, e Marx, líder comunista.
Devido ao temor em relação ao movimento operário europeu e, posteriormente, em função dos movimentos de greve ocorridos no Brasil no início do século XX, o governo brasileiro adotou medidas como a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao poder executivo não só expulsar, mas também vetar a permanência de imigrantes radicais no país.
Gabarito:
O anarquismo e o socialismo, embora sejam críticas radicais da sociedade, estão restritos ao contexto da passagem do século XIX para o XX. Esses referenciais foram abandonados pelos movimentos sociais, principalmente após o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, na década de 1990.
a) O anarquismo e o socialismo, embora sejam críticas radicais da sociedade, estão restritos ao contexto da passagem do século XIX para o XX. Esses referenciais foram abandonados pelos movimentos sociais, principalmente após o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, na década de 1990.
Incorreta. Até mesmo atualmente pode-se observar a atuação de partidos e grupos políticos com essa orientação em diversos locais do globo.
b) Militantes anarquistas ou libertários elaboraram uma das críticas mais severas ao capitalismo e às suas consequências. Eles defendiam a necessidade de despertar no homem a liberdade, a fim de criar um novo modo de ser da sociedade, na qual sejam suprimidos o governo, a hierarquia e a propriedade privada, substituindo, assim, a organização autoritária burguesa.
Correta. Tal elemento é conhecido como a solidariedade – a teoria anarquista só tem sentido se há entre as pessoas apoio mútuo, com colaboração e espírito de coletividade.
c) A primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, iniciada em Londres no século XIX, reuniu diferentes tendências entre os militantes do proletariado. Duas das mais importantes tendências presentes no movimento podem ser sintetizadas nos embates entre Bakunin, líder anarquista, e Marx, líder comunista.
Correta. Associação Internacional dos Trabalhadores, também conhecida como Primeira Internacional, surgiu no fim do século XIX reunindo membros de todos os países da Europa e também dos Estados Unidos e abrigando trabalhadores das mais diversas correntes ideológicas de esquerda: de comunistas marxistas até anarquistas bakuninistas e proudhonianos, além de sindicalistas, reformistas, republicanos, democratas radicais e cooperativistas.
d) Devido ao temor em relação ao movimento operário europeu e, posteriormente, em função dos movimentos de greve ocorridos no Brasil no início do século XX, o governo brasileiro adotou medidas como a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao poder executivo não só expulsar, mas também vetar a permanência de imigrantes radicais no país.
Correta. A Lei Adolfo Gordo foi uma lei de repressão aos movimentos operários de São Paulo no início do século XX, que propunha, entre outras medidas, a expulsão de estrangeiros envolvidos em greves.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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