(UFES - 1982) O triplo do complemento de um ângulo é igual à terça parte do suplemento deste ângulo. Este ângulo mede:
Gabarito:
Estamos nos referindo a um mesmo ângulo aqui. Então vamos chamar este ângulo de .
Na primeira parte do enunciado: "O triplo do complemento de um ângulo". O que isto significa?
O complemento de é 90º - , certo? Logo, o triplo do complemento de é igual a 3.(90º - ).
Na segunda parte do enunciado: "terça parte do suplemento deste ângulo". O que isto significa?
A terça parte de algo é este algo dividido por três. Por exemplo: a terça parte de 3 é 1 ou a terça parte de 12 é 4. Terça parte quer dizer que você está dividindo o número em três partes iguais e você só quer uma parte destas três partes iguais. Dividir um número em três partes iguais é o mesmo que falar dividir o número por 3.
O suplemento de é 180º - . Então, a terça parte do suplemento do ângulo é igual a 180º - dividido por 3, ou seja, (180º - )/3.
Daí, como é falado no enunciado, o triplo do complemento de é igual à terça parte do suplemento de :
passando o 3 de baixo de (180º - ) para a esquerda multiplicando:
Como os itens estão em radianos e não em graus, então devemos fazer a conversão para radianos. Mas como fazemos isto? Só aplicar a "fórmula": .
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
(UFES-2002) Em meio a opiniões favoráveis ou contrárias aos estrangeirismos, o uso de palavras de outras línguas, como se observa na tirinha abaixo, é corrente no português do Brasil
Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:
Ver questão(Ufes 1999) Um asteroide de massa igual a 5×1010 toneladas se aproxima de um planeta de massa igual a 1024 kg, com uma velocidade de 100km/s medida no referencial do planeta. Se o choque é perfeitamente inelástico, a energia liberada pela colisão é, aproximadamente:
Ver questão
(UFES 1999) Uma partícula pontual realiza, na vertical, um movimento harmônico simples (MHS), dado por
y(t) = A . cos(ω . t).
O plano de oscilação da partícula é perpendicular ao eixo principal (eixo x) de um espelho esférico côncavo Gaussiano e está a uma distância do vértice igual a três
vezes a distância focal do espelho. Determine a freqüência angular de oscilação da imagem da partícula; a amplitude de oscilação da imagem; a diferença de fase Δφ entre o movimento de oscilação da partícula e o da sua imagem.