Questão 59782

(UFPB) O campesinato foi um agente ativo na história da América Latina, participando de transformações significativas em certos países.
Neste sentido, fez-se presente nos seguintes movimentos:

A

Revolução de 1930 no Brasil e Peronismo na Argentina no século XX.

B

Independência da Colômbia, do Peru e da Bolívia no século XIX.

C

Revolução Mexicana, revolução Cubana e revolução Sandinista no século XX.

D

Independência da Argentina, do Chile e do Uruguai no século XIX.

E

Guerra da Cisplatina, revoltas regenciais e Guerra do Paraguai.

Gabarito:

Revolução Mexicana, revolução Cubana e revolução Sandinista no século XX.



Resolução:

a) Revolução de 1930 no Brasil e Peronismo na Argentina no século XX.

Incorreta. A bandeira de luta da classe operária brasileira, do campesinato e de todas as fôrças progressistas do país é o Manifesto do Partido Comunista do Brasil de agosto de 1950 que apela para organização de uma ampla frente democrática de libertação nacional que tenha por objetivo a criação de um governo revolucionário, democrático e popular, Durante o Peronismo na Argentina no século XX, o governo prezou pela regulamentação de sindicatos, a aproximação da classe trabalhadora, a luta contra as oligarquias “entreguistas”, a estatização de ferrovias, empresas de telefonia, petróleo, companhias de eletricidade e da melhoria na renda da população.

b) Independência da Colômbia, do Peru e da Bolívia no século XIX.

Incorreto. O  campesinato não foi um movimento protagonista ao longo da independência desses países no século XIX.

c) Revolução Mexicana, revolução Cubana e revolução Sandinista no século XX.

Correto. O maior movimento democrático nos países da América Latina foi a revolução democrático-burguesa no México (1910-1917), impulsionada pelos levantes das massas do campesinato e assumindo um caráter anti- feudal e anti-imperialista. A luta do campesinato foi apoiada pelas massas proletárias e da pequena burguesia urbana do país. Na revolução Cubana, o partido governamental chamado Partido Revolucionário Cubano, visavam penetrar no meio do campesinato e dos assalariados agrícolas com o objetivo de deter a influência da classe operária que entre eles de aprofunda — os partidos comunistas. Dessa forma, novas organizações de luta dos camponeses e dos assalariados agrícolas se criam e começam a agir de forma mais ativa na América Latina nesse contexto. Já na revolução Sandinista, não se planejava controlar a economia mediante a estratégia de deter majoritariamente a propriedade dos meios de produção, mas sim por uma combinação entre propriedade controlada pelo Estado e setores revolucionários (o campesinato) e o controle da circulação para captar excedentes que seriam gerados no setor privado.

d) Independência da Argentina, do Chile e do Uruguai no século XIX.

Incorreto. O campesinato não teve protagonismo nessas independências.

e) Guerra da Cisplatina, revoltas regenciais e Guerra do Paraguai.

Incorreto. O campesinato não teve protagonismo nesses movimentos. Foram movimentos protagonizados pelos regentes de cada país, visando a expansão territorial.



Questão 3147

(UFPB -1998)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

            International advertising can be a risky business. When McDonald's Iaunched Le Big Mac in Paris, it discovered that in local slang this meant "the big pimp". It is not just a question of language either; national advertising styles also vary considerably. The British like humor and irony in their ads, whereas the Germans regard this approach as frivolous. The French are more sexist than the British and will use semi naked women in almost any context. The Italians generally like to see beautiful people wearing beautiful clothes driving beautiful cars. These are not just national stereotypes, but based on hard experience. Different countries also prefer different products.

 

The text is PREDOMINANTLY in the _________

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Questão 3219

(UFPB - 1998)

Read this sentence:


"_________ good idea is _________ good idea, whether it's done in ________ one, ________ three or 33 countries."

It is completed by the following sequence:

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Questão 3450

(Ufpb 2006)

FROM: Suzana Ramos
TO: Angela Smith
SUBJECT: Telecenters
DATE: November 10, 2005

Dear teacher,
How are you? Do you remember me? I took computer lessons with you at SESC last year. Now, I have a dream. im interesting in creating a Telecenter in my community for the local youth so that we could somehow cut down the digital divide that pervades our society.
I live in a very poor suburb in João Pessoa, Paraíba. There are many teenagers who urgently need training and professional guidance, and mainly hope.
What should I do to make this dream come true? I remember you once told me something about agencies that developed digital inclusion projects in disadvantaged areas. 1How could I get in contact with those agencies? What kind of support do they provide?
Any information would be of great help. Thank you very much for your support. I look foward to hearing from you soon.

Yours,
Suzana Ramos.

According to the text, Suzana intends: 

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Questão 3681

(Ufpb 2007) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.

Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F = A - B são apenas:

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