Questão 60955

(Ufpr 2006)

Sobre o transporte ferroviário, é correto afirmar:

A

A ferrovia não é economicamente vantajosa para países de pequenas dimensões por ser um transporte de alta capacidade, mas cumpre um papel de grande importância para países continentais, como o Brasil.

B

No Brasil, a construção de ferrovias só foi intensa durante as décadas de 1930 a 1950, devido à oferta de carvão mineral no mercado interno ser maior do que a oferta de petróleo.

C

O pioneirismo do Brasil na expansão ferroviária se deveu ao fato de que os grandes rios do país atravessam áreas de planaltos, sendo portanto pouco navegáveis.

D

O Brasil foi um dos países pioneiros na construção de ferrovias, mas hoje a sua malha ferroviária é pequena em relação às dimensões do território nacional e poucas de suas linhas são eletrificadas.

E

O transporte ferroviário entrou em declínio na Europa porque os oleodutos, gasodutos e minerodutos mostraram- se mais econômicos para o transporte de cargas a longas distâncias.

Gabarito:

O Brasil foi um dos países pioneiros na construção de ferrovias, mas hoje a sua malha ferroviária é pequena em relação às dimensões do território nacional e poucas de suas linhas são eletrificadas.



Resolução:

a)Incorreta, pois, as ferrovias são economicamente vantajosas tanto para países pequenos quanto para países continentais, justamente, devido a sua alta capacidade de carga.

b)Incorreta, pois, mesmo as construções de ferrovias tendo sido maiores nesse período, de 1930 a 1950, o motivo não está relacionado ao carvão ou ao petróleo, mas sim, à influência feita por parte do Governo para o desenvolvimento de rodovias, substituindo o investimento em ferrovias.

c)Incorreta, pois, quando o desenvolvimento ferroviário era intenso, no contexto da época, se dava pela necessidade de carregar produtos em larga escala e o baixo desenvolvimento automobilístico e rodoviário, já que esse não era desenvolvido, apenas, para suprir a demanda que as hidrovias não conseguiam, já que diversos locais aos quais esses produtos eram transportados não possuíam vias hídricas utilizáveis, mesmo em ambiente de planície.

d)Correta, pois, o Brasil, realmente, foi pioneiro nas construções de ferrovias, contudo, essas construções, basicamente, pararam em 1950, fazendo com que nossa malha ferroviária seja pequena e pouco tecnológica no contexto atual, comparando aos demais países.

e)Incorreta, pois, mesmo com o desenvolvimento desses demais modais, o modal ferroviário é, ainda, extremamente utilizado na Europa, tanto para transporte de produtos, quanto de passageiros.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

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Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

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Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

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Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

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