(IFBA - 2019)
Observe a charge abaixo e responda a questão.
Disponível em: http://anacristinapb.blogs- pot.com/2011/07/ charge-sobre-educacao- e-tecnologia.html. Acesso em 07 de agosto de 2018
A oração “O que me deram na escola”, no contexto do período linguístico da charge, exerce a função de:
Oração subordinada adverbial.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Oração subordinada apositiva.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Oração subordinada substantiva subjetiva.
Gabarito:
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Para classificar a oração quanto à sua função, devemos analisar toda a sentença construída. A fala do personagem do cartum nos oferece a sentença "Olha o que me deram na escola!", em que o termo sublinhado está completando diretamente o sentido do verbo "olhar". Sabemos disso, porque podemos subistituir toda a oração "o que me deram na escola" por um substantivo comum (como, por exemplo, "Olha isso!"), sem que a oração fique agramatical. Tendo isso em vista, observa-se que:
A) INCORRETA: pois não podemos dizer que a expressão sublinhada está modificando a forma de olhar ou dando alguma característica diferente ao verbo, mas sim está completando o sentido direto dele (quem olha, olha o que).
B) INCORRETA: pois, ainda que a oração tenha função de objeto direto na sentença, não se pode dizer que exerce uma função de objeto indireto, pois não observamos nenhuma preposição separando as duas orações.
C) INCORRETA: pois, para que a oração seja apositiva, ela tem que explicar ou especificar a oração anterior. Normalmente, vem sucedido de uma pausa, como, o mais comum dos casos, quando aparece após dois pontos (:) ou após uma vírgula, o que não é o caso da questão.
D) CORRETA: como a oração principal é composta de um verbo transitivo direto, "olhar", seu complemento (seja por meio de objeto de direto, seja por meio de uma oração) deve ter a função de completar diretamente o sentido do verbo, pois, caso isso não ocorra, a oração principal fica agramatical. Nesse caso, como não há a preposição, trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta (uma oração que tem o valor de um substantivo e que, sintaticamente, exerce a função de um objeto direto).
E) INCORRETA: não pode ser classificada como uma oração subordinada substantiva subjetiva (isto é, que tenha valor de um substantivo e função de um sujeito na frase) porque o verbo "olhar" foi conjugado no modo imperativo, o que descarta a necessidade de um sujeito, mantendo apenas a necessidade de um objeto.
(IFBA - 2016) O Departamento de Ensino de uma determinada Instituição fez um levantamento sobre os 50 professores alocados nos cursos oferecidos, e verificou que 30 professores lecionavam no Ensino Médio, 26 professores lecionavam no Ensino Fundamental, 10 em outras modalidades e alguns no Ensino Médio e Fundamental. Com base nestas informações, conclui-se que o número de professores que não lecionavam no Ensino Médio é igual a:
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(IFBA - 2014) Um estudo realizado com 90 jovens atendidas pelo Programa Saúde da Família de Ribeirão Preto revelou que o grupo tem pouco conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), formas de contágio, uso do preservativo e cuidados com a saúde. Os resultados revelaram também que as jovens tinham percepção equivocada sobre o risco pessoal de adquirir essas doenças.
Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/node/2051
Acesso em: 10 de setembro de 2013.
Sobre DSTs, analise as afirmativas.
I. O aumento da ocorrência de DSTs resulta exclusivamente de práticas sexuais cada vez mais precoces.
II. Além do HPV e do HIV, a bactéria Neisseria gonorrhoeae pode ser transmitida por meio de relações sexuais.
III. A sífilis, uma DST, pode ser transmitida através de uma transfusão de sangue.
A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é
(G1 - IFBA 2018)
A cor amarela do xixi se deve a uma substância chamada urobilina, formada em nosso organismo a partir da degradação da hemoglobina. A hemoglobina liberada pelas hemácias, por exemplo, é quebrada ainda no sangue, formando compostos menores que são absorvidos pelo fígado, passam pelo intestino e retornam ao fígado, onde são finalmente transformados em urobilina. Em seguida, a substância de cor amarelada vai para os rins e se transforma em urina, junto com uma parte da água que bebemos e outros ingredientes. Xixi amarelo demais pode indicar que você não está bebendo água o suficiente. O ideal é que a urina seja bem clarinha.
Quais são as funções orgânicas representadas na estrutura da urobilina?
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(IFBA - 2016)
EL QUIJOTE: CABALLERO DE 400 AÑOS
“No hay libro tan malo que no tenga algo bueno”, reza una de las célebres frases contenidas en un texto que ha trascendido los años y los siglos, las latitudes y los idiomas.
Traducido a casi todas las lenguas existentes, El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha, se ha hecho un lugar de lujo en la civilización humana. Sin importar si el texto se ama o aborrece, si se lee por gusto o por obligación, esta obra es considerada como uno de los libros más importantes e influyentes de la historia de la creación literaria. Todo un mito.
Tanto es así que fue su autor quien motivó la creación misma del Día del Libro, que se celebra el 23 de abril en todo el planeta. Miguel de Cervantes Saavedra falleció el 22 de abril de 1616. En su honor y para festejar los 400 años de los capítulos que componen la segunda parte de su obra maestra, miles realizan este año congresos, exposiciones, con música y con teatro para recordar el carácter, el coraje y la gallardía del caballero de la triste figura.
Enseñanzas de vida. ¿Qué es lo que motiva tantas pasiones sobre esta obra?
Las respuestas son múltiples, pero la crítica internacional atribuye su capacidad de trascender a la filosofía de vida que proyectó en el texto su autor. Según sus biógrafos, Miguel de Cervantes Saavedra, nacido en Alcalá, tuvo una niñez marcada por serias carencias económicas. En 1569 trabajó como camarero en Roma y luego, cerca de 1570, inició una carrera militar que lo hizo perder su mano izquierda en batalla a causa de dos disparos. Por ello se le conoce como el manco de Lepanto. En 1575 viajaba de Nápoles a Barcelona y su barco fue apresado por piratas berberiscos. Estuvo cinco años como rehén en Argelia hasta que, en 1580, lo rescataron dos padres trinitarios. En 1581 se fue a vivir a Lisboa, Portugal.
En palabras de su personaje de la Mancha, Cervantes reflejaba parte de sus aprendizajes. “Cada uno es artífice de su propia ventura”, le explicaba el Quijote a Sancho Panza.
También le decía: “Como no estás experimentado en las cosas del mundo, todas las cosas que tienen algo de dificultad te parecen imposibles” o bien: “Una de las mayores tentaciones del demonio es ponerle a un hombre en el entendimiento que puede componer e imprimir un libro, con que gana tanta fama como dinero”, según concluía el propio Quijote en el libro de Cervantes que este año celebramos.
Disponible en: Acceso en: 13 de septiembre de 2015. Adaptado.
En la frase “Tanto es así que fue su autor quien motivó la creación misma del Día del Libro…” (párrafo 3), el posesivo destacado se refiere a:
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