Questão 61707

(UNITAU - 2016)

Los trasplantes aumentan un 12% en el primer trimestre del año

En 2014 España elevó su tasa por encima de los 36 donantes por millón de personas

El año 2014 supuso un récord histórico para las donaciones y los trasplantes de órganos en España, y 2015 empieza todavía mejor. En los tres primeros meses del año se ha registrado un 13% de donaciones y cerca de un 12% de trasplantes más que en el mismo periodo del año pasado, según ha informado Rafael Matesanz, director de la Organización Nacional de Trasplantes (ONT), durante la XII Reunión de coordinadores de trasplantes y profesionales de la Comunicación. “Hemos hecho 126 trasplantes más en lo que llevamos de año”, señaló Matesanz durante la conferencia inaugural, dedicada a repasar los éxitos del sistema nacional de trasplantes durante 2014, año del 25 aniversario de esta organización. Es una cifra muy positiva que además se refleja en un crecimiento de todos los órganos (riñón, hígado, corazón, etcétera), añadió el director de la ONT. En los últimos años ha ocurrido aumento sobre todo en el caso de la donación de médula. En España se registran unos 3.000 donantes de médula nuevos al mes, afirmó Matesanz. Matesanz se refirió también a las empresas que intentan hacer negocio con los trasplantes, cuyas actividades han sido hasta ahora rechazadas en España. “El sistema español funciona porque es altruista”, recordó, y añadió que el hecho de estar integrado en el sistema público de salud explica su éxito.

Adaptado de <http://politica.elpais.com/politica/2015/04/20/actualidad/1429530103_565594.html>. Acesso em 24/07/2015.

En los últimos años ha ocurrido aumento sobre todo en el caso de la donación de médula. La palabra médula y su contraste en portugués (medula) se clasifican como

A

heterogenéricos.

B

heterotónicos.

C

heterossemánticos.

D

homónimos de género diferente.

E

variación diatópica.

Gabarito:

heterotónicos.



Resolução:



Questão 2980

(Unitau 1995)  

          "A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos.  O método é essencial ao processo pedagógico.
          Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
          Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
          Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.  
          A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
          Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
          A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"

(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985). 

As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:  

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Questão 3228

(UNITAU - 1995)

Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:

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Questão 4126

(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:

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Questão 6330

(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado

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