Questão 61726

(UNISC)

Os morcegos estão entre os mamíferos mais especializados que existem atualmente. São os únicos com a capacidade do voo verdadeiro, possuem um sistema de ecolocalização altamente desenvolvido. Esses morcegos geram sons em altas frequências (ultrassons) pela laringe e os emitem através do nariz ou da boca aberta. Esses sons variam entre frequências de 14.000 até 100.000 hertz (Hz). As vocalizações emitidas pelos microquirópteros forma um amplo feixe de som que é utilizado para escanear o ambiente de forma semelhante a um radar militar.

 

(Adaptado de: http://historiasnaturais.wordpress.com/2013/05/ 26/bat-sinal/#more-437)

Analisando o texto acima e relacionando-o com o Sensoriamento Remoto, leia as afirmativas abaixo.

I- O radar, através de seu sensor, emite um fluxo de radiação em determinada faixa espectral que interage com os alvos na superfície da Terra e a parte que é refletida é, então, captada por ele.

II- Se o sistema sensor possui uma fonte de radiação, isto é, não depende de uma fonte externa para irradiar o alvo, ele é chamado de ativo.

III- Os sensores do tipo radar, por produzirem uma fonte de energia própria na região de micro-ondas, podem obter imagens tanto durante o dia como à noite e em qualquer condição meteorológica.

Assinale a alternativa correta.

A

Somente a afirmativa I está correta.

B

Somente a afirmativa III está correta.

C

Todas as afirmativas estão corretas.

D

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

 

E

 Somente a afirmativa II está correta.

Gabarito:

Todas as afirmativas estão corretas.



Resolução:

I) Verdadeira: Os radares funcionam com emissão e reflexão do sinal através de ondas, um aparelho emite as ondas e ao atingir o alvo retornam. 

II) Verdadeira: Existem dois tipos de sensores, os ativos que emitem sua própria radiação e independem do Sol e os passivos necessitam dessa radiação solar.

III) Verdadeira: Os radares funcionam independente de ter luz ou interferência atmosférica externa, pois são ativos e suas ondas tem um alto alcance.

Portanto, a alternativa C é correta. 

 



Questão 3157

(UNISC - 2012)  

Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.

There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.

When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.

Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.

 

Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)

 

The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to

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Questão 5159

(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?

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Questão 9908

(UNISC - 2012)

A sequência de reações:

X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O

CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O

Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:

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Questão 12559

(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de

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