Questão 61741

(UFJF - 2014) Leia o seguinte texto:

Roma no período da República era dirigida por um grupo de famílias nobres, mas o povo, teoricamente, dispunha de grande poder; as assembleias populares elegiam magistrados, votavam leis e julgavam os casos judiciários mais importantes. Mas era uma sociedade com distinções legais de status, baseadas na qualificação censitária do cidadão. Ele era um soldado, um contribuinte que pagava impostos e um eleitor, com privilégios e encargos de acordo com seu status pessoal.

CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. Projeto História, São Paulo, n. 33, p. 271-287, dez. 2006.

Com base nessa citação e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA.

A

Embora os setores populares pudessem eleger seus representantes, a sociedade romana era hierarquizada com base no status e na renda.

B

De acordo com o texto acima, é possível afirmar que, tal como Atenas, Roma vivia uma democracia direta.

C

Em que pese o predomínio do direito constitucional, todas as decisões tinham fundamento religioso.

D

Todos os povos conquistados por Roma obtinham, de imediato, direito de cidadania e poderiam interferir nas decisões políticas.

E

Uma das grandes contribuições prestadas pelo Direito Romano foi a defesa do sufrágio universal.

Gabarito:

Embora os setores populares pudessem eleger seus representantes, a sociedade romana era hierarquizada com base no status e na renda.



Resolução:

a) Embora os setores populares pudessem eleger seus representantes, a sociedade romana era hierarquizada com base no status e na renda.

Correta.  

 

b) De acordo com o texto acima, é possível afirmar que, tal como Atenas, Roma vivia uma democracia direta.

Incorreta.  Roma organizava-se, à época, sob uma República, e não uma democracia direta.

 

c) Em que pese o predomínio do direito constitucional, todas as decisões tinham fundamento religioso.

Incorreta.  Nem todas as decisões tinham fundamento religioso, mas sim político e mesmo moral. 

 

d) Todos os povos conquistados por Roma obtinham, de imediato, direito de cidadania e poderiam interferir nas decisões políticas.

Incorreta.  Tendo em vista que os romanos antigos organizaram sua sociedade sob moldes republicanos, e não democráticos, nem todos os cidadãos poderiam interferir nas decisões políticas. 

 

e) Uma das grandes contribuições prestadas pelo Direito Romano foi a defesa do sufrágio universal.

Incorreta.  Nas diretrizes do direito romano não havia a defesa do sufrágio universal, e sim de uma cidadania grandemente restritiva. 



Questão 2039

(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 4333

(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:

 

Ver questão

Questão 7477

(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.

O número de vértices deste poliedro é:

Ver questão

Questão 8215

(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?

Ver questão