Questão 61755

(UEA - 2019)

 — Imagina o seguinte. Se um homem descesse de novo para o seu antigo posto, não teria os olhos cheios de trevas, ao regressar subitamente da luz do Sol? E se lhe fosse necessário julgar daquelas sombras em competição com os que tinham estado sempre prisioneiros acaso não causaria o riso, e não diriam dele que por ter subido ao mundo superior, estragara a vista, e que não valia a pena tentar a ascensão? E a quem tentasse soltá-los e conduzi-los até cima, se pudessem agarrá-lo e matá-lo, não o matariam?

(Platão. A república, 1993. Adaptado.)

O texto, uma passagem da “Alegoria da Caverna”, pode estar se referindo, implicitamente, ao julgamento e execução de Sócrates na cidade de Atenas. A passagem descreve o retorno à caverna do homem que, liberto, conheceu a verdadeira realidade.

Esse homem representa, metaforicamente, o filósofo na pólis como um indivíduo

A

magnânimo, interessado na justa solução de rivalidades entre grupos políticos.

B

orgulhoso, voltado para a exposição pública de saberes elevados.

C

incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos.

D

inativo economicamente, dedicado à contemplação religiosa da luz do Sol.

E

sábio, compenetrado na missão de preparar os futuros líderes da democracia.

Gabarito:

incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos.



Resolução:

c) Correta. incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos.
A pólis não compreende o filósofo, por seus conhecimentos arduamente adquiridos, já que a verdadeira educação implica em dor e esforço, para Platão. Sócrates representa esta figura que proporciona incômodo por questionar a aristocracia grega, por sua falta de virtude e desconhecimento da verdade e da própria ignorância; o filósofo, após contemplar a luz do Bem, está pronto para transmitir esse conhecimento à cidade, o que implica na alteração da ordem social, porém esta o rejeita, acomodada às sombras da caverna — já que a intelecção do Bem envolve também o esforço.

 

a) Incorreta. magnânimo, interessado na justa solução de rivalidades entre grupos políticos.
O filósofo, isto é, o homem, na pólis, não é reconhecido como o filósofo como alguém magnânimo, interessado na justa solução de rivalidades entre grupos políticos, como se pode depreender da alegoria da caverna, tanto pela execução de Sócrates. Ao contrário, a cidade não compreende a busca pela verdade e pela virtude empreendida pelo filósofo, compreendendo-o como uma ameaça à ordem social. Além disso, a magnaminidade não pode ser reduzida à justa solução de rivalidades entre grupos políticos.

b) Incorreta. orgulhoso, voltado para a exposição pública de saberes elevados.
O filósofo não é um indivíduo orgulhoso, cujo objetivo é humilhar a condição dos homens da cidade ainda escravos das sombras, porém retorna a cidade justamente para apresentá-los a verdade.

d) Incorreta. inativo economicamente, dedicado à contemplação religiosa da luz do Sol.
O filósofo não é visto como alguém inativo economicamente, pois o retorno à caverna implica na adequação às atividades da pólis com o intuito de expor a verdadeira luz do Sol.

e) Incorreta. sábio, compenetrado na missão de preparar os futuros líderes da democracia.
Essa não é a visão que o filósofo transparece à cidade, embora o seja, pois ele não é visto como um homem sábio, antes um incômodo social pronto a alterar as formas tradicionais da cidade. Além disso, nem a própria sabedoria, para Sócrates, é a missão de preparar os futuros líderes da democracia, pois esta é governada pela opinião e não pela sabedoria.



Questão 3416

(UEA - 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Amazon tribes

            The Amazon is the world’s largest rainforest. It is also the ancestral home of one million Indians. They are divided into about 400 tribes, each with its own language, culture and territory. 1Many have had contact with outsiders for almost 500 years. Others – ‘uncontacted’ tribes – have had no contact at all.

How do they live?

            Most Indians live in settled villages by the rivers, and grow vegetables and fruits like manioc, corn, beans and bananas. They also hunt and fish, using plant-based poisons to stun the fish. Some tribes use shotguns for hunting, others use bows and arrows, spears, or blowguns with darts tipped with curare. Only a few Amazonian tribes are nomadic; they tend to live deep in the forest away from the rivers. They grow some crops but rely more on hunting and gathering.

2__________ their problems?

            Almost all the Indians’ problems revolve around land: 3outsiders either want their land, or something on or underneath it. The key threats are a massive boom in oil and gas exploration, rampant illegal logging and the rapid spread of ranching and farming.

(www.survivalinternational.org. Adaptado.)

 

A lacuna no texto (ref. 2) pode ser corretamente preenchida por:       

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Questão 9850

(Uea 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na apresentação de um projeto de química sobre reatividade de produtos caseiros, vinagre e bicarbonato de sódio (NaHCO3) foram misturados em uma garrafa plástica; em seguida, uma bexiga vazia foi acoplada à boca da garrafa. A imagem apresenta o momento final do experimento.

O pH de soluções aquosas de vinagre e o pH de soluções aquosas de bicarbonato de sódio são, respectivamente,

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Questão 12355

(Uea 2014) Num plano cartesiano, sabe-se que os pontos A, B (1, 2) e C (2, 3) pertencem a uma mesma reta, e que o ponto A está sobre o eixo Oy. O valor da ordenada de A é

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Questão 13205

(UEA - 2014) Escrito entre 1601 e 1602, Hamlet é um drama de autoria de William Shakespeare. A peça representa a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, que volta ao seu país, depois de ter recebido a notícia da morte de seu pai. Ao retornar ao castelo de Elsenor, percebe que sua mãe, recém-viúva, casou-se com Cláudio, irmão do rei morto, que se apossou do trono do reino. O conflito agrava-se quando o espectro do falecido rei aparece a Hamlet, relatando-lhe que ele havia sido assassinado pelo seu irmão. Hamlet procura vingar a morte de seu pai e combater o usurpador do poder. As consequências do conflito, interno à monarquia dinamarquesa, redundam em sofrimentos, mortes e conquista do país por um exército estrangeiro.

Situando-se a peça na história do período em que foi escrita e analisando-se o seu conteúdo político, pode-se sustentar que

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