(UNISC - 2014/2)
A “alegoria da caverna”, de Platão, retrata as diferentes etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Uma vez alcançado esse conhecimento, ele (o filósofo) deve voltar à caverna para orientar os demais a assumirem o governo da cidade. Assinale a alternativa que identifica os dois pontos de vista segundo os quais a análise da “alegoria da caverna” é realizada nesse contexto.
Político, pois o filósofo conhece a arte de governar; e educacional, pois o filósofo é o único que se preparou para governar.
Educacional, pois o filósofo é o único que se preparou para governar; e religioso, porque o filósofo tem consciência de sua missão no mundo.
Científico, pois o filósofo detém a ciência da arte de governar; e epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro.
Político, pois o filósofo conhece a arte de governar; e científico, pois o filósofo detém a ciência da arte de governar.
Epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro; e político, pois o filósofo conhece a arte de governar.
Gabarito:
Epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro; e político, pois o filósofo conhece a arte de governar.
e) Correta. Epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro; e político, pois o filósofo conhece a arte de governar.
Há o ponto de vista epistemológico, pois o filósofo obtém o conhecimento verdadeiro em sua ascensão ao mundo das Ideias, a partir do qual busca orientar àqueles que ainda estão na caverna. E também há o ponto de vista político, pois, ao ascender ao mundo das Ideias, o filósofo sabe a verdadeira finalidade da arte de governar, é o único que está preparado para o governo.
a) Incorreta. Político, pois o filósofo conhece a arte de governar; e educacional, pois o filósofo é o único que se preparou para governar.
De fato, há o ponto de vista político, pois, ao ascender ao mundo das Ideias, o filósofo sabe a verdadeira finalidade da arte de governar, é o único que está preparado para o governo. Porém, não há o ponto de vista educacional, no sentido de que ele é o único que se preparou para governar; fato é que ele é o único que se preparou para governar e por isso é o mais indicado, segundo Platão, a esta posição, porém isso não representa a educação.
b) Incorreta. Educacional, pois o filósofo é o único que se preparou para governar; e religioso, porque o filósofo tem consciência de sua missão no mundo.
Não há o ponto de vista educacional, no sentido de que ele é o único que se preparou para governar; fato é que ele é o único que se preparou para governar e por isso é o mais indicado, segundo Platão, a esta posição, porém isso não representa a educação. Não há também o ponto de vista religioso, enquanto consciência do filósofo de sua missão no mundo, embora ele realmente tenha consciência de sua missão no mundo, pois isso não é um aspecto religioso.
c) Incorreta. Científico, pois o filósofo detém a ciência da arte de governar; e epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro.
Não há o ponto de vista científico, pois a dimensão científica não está voltada para a arte de governar, e, sim, ao conhecimento; há o ponto de vista epistemológico, pois o filósofo obtém o conhecimento verdadeiro em sua ascensão ao mundo das Ideias, a partir do qual busca orientar àqueles que ainda estão na caverna.
d) Incorreta. Político, pois o filósofo conhece a arte de governar; e científico, pois o filósofo detém a ciência da arte de governar.
De fato, há o ponto de vista político, pois, ao ascender ao mundo das Ideias, o filósofo sabe a verdadeira finalidade da arte de governar, é o único que está preparado para o governo. Porém, não há o ponto de vista científico, pois a dimensão científica não está voltada para a arte de governar, e, sim, ao conhecimento.
(UNISC - 2012)
Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.
There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.
When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.
Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.
Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)
The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to
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(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?
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(UNISC - 2012)
A sequência de reações:
X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O
Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:
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(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de
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