O Censo Demográfico 2010 apresentou as características demográficas brasileiras, abordando a evolução da população brasileira, vista através da taxa de crescimento e de indicadores básicos de natalidade, mortalidade, idade e sexo que traçam o perfil da população brasileira, contextualizando, no tempo e no espaço, as mudanças operadas na distribuição espacial da população no Território Nacional. Em relação à evolução demográfica, são apresentados os seguintes dados:
Documento I
Documento II
A partir da leitura e interpretação dos documentos apresentados, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou como falsas (F).
( ) É possível aferir a partir do Documento I que a taxa média geométrica de crescimento anual vem decrescendo no período 1991/2010, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, refletindo a continuidade do processo de declínio da fecundidade no País.
( ) O Documento II apresenta a Pirâmide Etária Brasileira, na qual se pode observar que devido ao afunilamento de sua base ao longo dos anos, a taxa de natalidade brasileira mantém-se positiva e em crescimento contínuo durante o período de 1991-2010.
( ) Uma análise da Pirâmide Etária apresentada no Documento II, possibilita pensar sobre a necessidade de planejamento em relação às políticas públicas, direcionando os esforços do Estado para políticas ligadas à Previdência Social e à Saúde dos idosos, tendo em vista o aumento da expectativa de vida da população brasileira.
( ) A partir da interpretação dos dados apresentados no Documento I, a maior concentração da população brasileira está na Região Sudeste, enquanto a Região Norte apresenta a menor população dentre as Grandes Regiões brasileiras.
A sequência CORRETA é a seguinte:
V — V — F — V
V — F — V — F
F — F — V — V
F — V — F — V
Gabarito:
V — F — V — F
A dilatação da água é diferente da dilatação da maioria das substâncias. Para analisar esse comportamento, imagine que certa quantidade de água a 0 ºC seja colocada em um recipiente que praticamente não sofre dilatação. Aumentando a temperatura, o nível do líquido desce até a temperatura atingir 4 ºC. A partir daí, se o aquecimento continua, o nível do líquido passa a elevar-se. A conclusão que se pode tirar desse efeito é a de que, no aquecimento de 0 ºC a 4 ºC, a água sofre contração. No aquecimento acima de 4 ºC, ocorre dilatação. Esse comportamento da água é conhecido como “dilatação anômala da água” e é essencial para preservar a vida de animais aquáticos que vivem em locais de inverno rigoroso, já que lagos e rios têm a sua superfície congelada, mas mantêm o estado líquido em suas regiões mais profundas.
No intervalo de temperatura (de 0 ºC a 4 ºC) onde ocorre a dilatação anômala da água, podemos afirmar que
O Chikungunya, vírus de origem africana, é uma das novas ameaças à saúde humana. O primeiro surto documentado causado por esse vírus ocorreu em 1952 e 1953, na Tanzânia. Os últimos 10 anos mostraram uma dispersão global do vírus: nesse período, mais de 6,5 milhões de casos foram notificados. No final de 2013, foram detectados os primeiros casos, nas Américas, de infecção autóctone — quando a transmissão ocorre por meio de mosquitos nativos. A partir do final de 2014, a febre Chikungunya se dispersou para a maior parte das ilhas do Caribe e para países da América Central, do Norte e do Sul, incluindo o Brasil. No Brasil, estados como Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Roraima já notificaram casos autóctones.
(Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br).
Sobre a febre de Chikungunya, é CORRETO afirmar:
Ver questão
O corpo humano tem células unidas por junções celulares, organizadas em tecidos, órgãos e sistemas. Acerca dos tecidos humanos, são feitas cinco afirmações.
I. Esse tecido tem células que se contraem quando são estimuladas, consumindo ATP. As células que são ligadas aos ossos podem ser controladas voluntariamente, enquanto as demais têm contração involuntária.
II. Esse tecido tem células especializadas, com matriz flexível ou com matriz enrijecida com cálcio, além de outros tipos de células que se formam no osso e são carregadas pelo plasma, a matriz fluida do tecido.
III. Esse tecido constitui-se de células excitáveis que compõem as linhas de comunicação interna do corpo. As mensagens viajam pelas membranas dessas células e são enviadas para outras células semelhantes e para as células musculares e glândulas.
IV. Esse tecido tem camadas de células presas ao tecido subjacente por uma camada basal. Recobre as superfícies do corpo e reveste cavidades e dutos. Algumas células são ciliadas ou têm microvilosidades e outras são secretoras.
As afirmações acima se referem, respectivamente, aos tecidos
Ver questão